quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Lazanha congelada ou não

Minha lazanha faz sucesso. Sério. Então já vou deixar todos os vinte e tres seguidores babando de cara, sem suspense. Nada de babar no teclado!! Humpf.
Pois é, e grande lance é que pode se fazer a lazanha e CONGELAR!! e pronto, ela vai estar lá, na quentinha, em porções individuais, esperando por você!
É assim que se faz:
Um panelão com uma colher de sopa de sal , 5 l de água. Ferve. De vez em quando, saia da frente do computador pra ver se já ferveu!!! Quando estiver borbulhando, vá colocando aos poucos a massa, mantendo a borbulha. Agora, coloque o despertador, o timer, o telefone celular pra tocar em dez minutos e volte para o computador. Trim! tocou. CUIDADO! derrubar um panelão de 5 l. água fervendo no escorredor é tarefa que necessita atenção! Escorra.
Agora pode voltar pro computador. Não tenha pressa , senão queima a mão.
Pegue a forma, unte com papel de fritura e margarina pra não ter que limpar nada, e divirta-se colocando uma camada de massa, uma fatia de queijo, uma de presunto, uma de pomarola. Deixe a última ser de queijo, senão a massa pode torrar por cima e virar biscoito duro.
Agora o tchan: meio copo de leite em cima de tudo, deixe penetrar nos cantos. Espere um pouco antes de colocar no forno.Coloque no forno e volte a vigiar. Quando começar a cheirar, veja se está borbulhando. Aí manda ver!

Garfield iria amar. Aliás, procurando foto do gato com lazanha, descobri que existe uma lazanha pronta com o nome dele. Será que é boa?

Sou bisneta de italiano, (essa era a propaganda da loja do meu bisavô) parece coisa longe mas não é, pois minha avó mantinha a tradição italiana nas refeições. Almoço de domingo, na infância, era gostosura certa! Pão na mesa para sugar o molho, e meu pai , com o  miolo do pão, esculpia perfeitos patinhos, rosas e outros mimos para mim. E a lazanha.. uau! que maravilha! A principío, massa e molho eram feitos em casa. E era a melhor do mundo. Já mais velha, usava molho pronto, eu vi. E continuava delicioso. O queijo ralado por cima, e eu , como a menor da família, tinha o direito de comer o restinho do queijo que sobrava entre os dedos da cozinheira Tereza!
Não é todo mundo que sabe fazer lazanha. Algumas tem molho demais, outras são massudas, enjoativas. A minha é boa de verdade. Uma fatia fina de queijo, uma fatia fina de presunto, uma fatia fina , al dente, de lazanha. é assim que se arruma. 
O filme Querido Jonh, que é um tanto chato, apesar da beleza dos protagonistas, da atuação do pai do rapaz, da idéia interessante do filme, mostra que o autismo do pai do rapaz levava-o a fazer lazanha no dia certo da semana. É uma refeição simbólica, repetitiva. Talvez seja congelada, não sei. Comprar uma lazanha industrial congelada pode ser uma boa saída, mas recomendo fazer desse jeitinho, já nas quentinhas, depois congelar. Descongelar no forno ou no forninho elétrico, direto e bom apetite!

2 comentários:

Gina disse...

Angela,
Voltei para conferir sua lasanha. Aqui em casa esse é um prato que não faço, sabia? Minha turma é pequena, apenas 3. Tem algum que não gosta, outro está de dieta, aí já viu, né?
Quem sabe para visitas eu volte a fazer e venho aqui pra checar sua receita?
Gostei do seu jeito de escrever e vim pra ficar.
A propósito de sua atividade, encontrei mais uma coisa interessante, pois meu filho é músico, já fez trilha para peça infantil e seu projeto atual é lançar livro "musicado" (não sei o termo certo) pra crianças.
Bom 2011!

youssef kabbaj disse...

Me dio grandes membrillos, y la receta que yo no soy feliz, me siento muy en juego! gracias de antemano
Abordo un buena receta que ya ocupó un sitio como este
http://le-couscous-marocain.com