terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bom pra chuchu

Vamos combinar que chuchu é sem graça pra caramba. Mas é um bocado simpático.E ainda meu chuchuzeiro é lindo!
Talvez seja por essa beleza, e não por seu sabor que chamem moças bonitas de chuchuzinho...Ou pela forma arrendondada.. Só sei que não lembro de nenhum poeta ou escritor de prosa falar de um jantar citando o delicioso prato de chuchu que foi servido.
Só lembro de Veríssimo, em seu divertido livro de crônicas A mesa voadora citando o chuchu como piada, para quem estiver de carraspana braba, ou melhor, ressaca de vinho com a boca tão seca que come chuchu pra molhar a boca.
Só.
Mas eu os tenho lindos, verdes, brilhantes! E até gosto. Claro que quando se fala em receitas que levam chuchu, tirando o chuchu delas elas melhoram, ou não? Camarão com chuchu. Sem chuchu é melhor, não é?
Então, um suflê é sempre bem vindo. Preserva o chuchu em si, e faz bem! Comida suave como colo de mãe. Primeiro, cortei os chuchus em cubinhos, lindos, verdes!brilhantes! E os cozinhei no vapor. Então, enquanto isso, no liquidificador , meio copo de leite, duas colheres de margarina derretida, uma gema, um tanto de ricota. Coloquei , também, uns pedaços de chuchu para esverdear a mistura e um tico de sal ( o chuchu estava no vapor mas com sal) 
Bati a clara em neve. Misturei tudo e pronto! delicia!!

5 comentários:

Nanda Piena disse...

Bonito mesmo, lindo!! E quem tem mão pra cozinhar, como você parece ter, consegue deixar um chuchu gostoso!!!

welze disse...

me trouxe uma linda lembrança. na rua em que morava quando pequena tinha uma trepadeira bem parecida com essa que vc postou. adoro chuchu

angela disse...

Eu tinha outra foto melhor mas não consegui subir nem rezando!
(acabei todinho agora no almoço.. booom...)

Gina disse...

Com esse chuchuzeiro lindo você não me faz inveja. Já tive um quando morei em Campinas...rs!
Falando sério, gosto mesmo de chuchu, até puro, cozido com cebola. E tem gosto sim. Coitado do pobre do chuchu! Todo mundo diz que não tem gosto de nada...
Suflê é um dos melhores pratos com o pobrezinho. Tá bom, eu admito que o seu suflê é bem melhor do que o meu, porque eu não tenho um chuchuzeiro desses no meu quintal mais...
Tem sorteio da Mococa no blog, gosta de participar?
Bjs.

Ana P Xavier disse...

Eu curto chuchu, acho bem versátil, até.
Gosto de fazer recheado no forno, com bechamel e molho de tomate e cebola refogado por cima. e claro, um queijinho pra gratinar ;)