sábado, 29 de janeiro de 2011

Pãozinho de segundo

Então, terminei o livro da inglesa na China. Fiquei pensando nos princípios de saúde e magreza que ela preconiza. Bem, acho que foi longe demais para descobri-lo. Se viesse no Rio  entre 1960 e 1970 veria como todos éramos magros. Sem esforço.


Sim, comíamos em conjunto. Sim, comíamos de tudo, bife à milanesa inclusive. Muito bife à milanesa.  Não, ninguém malhava, o teste de cooper estava começando.  E se nossos avós homens morriam mais cedo, nossas avós viviam eternidades comendo tudo  feito em gordura de coco carioca ou banha de porco. Sem selo de limpeza e garantia.
Mas havia umas diferenças: nossos trabalhos e lazeres não nos enfiavam horas sentadas frente a uma tela  e não havia tanta comida industrializada, fácil de fazer.  Muitas vezes a galinha chegava viva na minha cozinha.
Dava trabalho.
Coca-cola só aos domingos, e a coca família! Um copo pra cada um. Sorvete kibon de sobremesa? Um tijolo para todos. E dava.
Menos carros. Mais caminhadas. Ar um pouco mais limpo também. Éramos magros e bem alimentados.
Mas a especialista de nome sugestivo Linda Bacon agora nos informa que é legal ser gordinho!! Viva!!
" Pessoas obesas quando adultas tendem ainda a viver mais que idosos magros e a lidarem melhor com algumas doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e falência renal."

Não conheço, mas já adoro essa Linda Bacon!

Então, façamos um pãozinho rápido, delicioso , cuja receita peguei em algum dos maravilhosos blogs que sigo, esqueci de quem e já agradeço, e a única adaptação foi usar Kefir no lugar do iogurte.
Misture muito bem: 150 g de iogurte natural, 35 g de açúcar e 35 g de óleo.
Depois acrescente aos poucos 200 gr de farinha de trigo misturado com 5 g de fermento em pó.


Molde os pães e leve para assar em forno pré aquecido por mais ou menos 30 minutos, 180 graus.
Adocicados  e boooom!!!

Um comentário:

welze disse...

novos tempos, novos estilos de vida. novas comidas, novos pesos. é cada um na sua. cada um com um truquesinho para de se dar bem na dieta, o assim, vamos que vamos. A receita do pãozinho me deixou aqui babando. farei e depois dou notícias. boa semana