segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Tô dodói.

Pois é, depois de anos sem resfriados, resfriei duas vezes esse verão! Primeiro, atribuí à obra, a algum tipo de alergia a poeira e materiais. Agora.. cara, está fazendo 18 graus! Tá frio pacas! e há dois dias era calor brabo.
Quando eu era pequena, ficar doente significava que minha mãe voltaria da rua munida de uvas verdes, uma caixinha de passas e tangerinas. Ao meu lado, abria as jóias verdes em dois e retirava suas sementes (ela dizia simentes) e abria cada gomo de tangerina, retirava o fio branco, as sementes e eu sugava apenas as gotas e chamava o conjunto de livrinho, pois era assim como eu via o gomo , como páginas de um livro.

Fosse pelas frutas ou pelo amor do trato, eu ficava boa.

Sendo mãe de mim mesma, a sorte de morar no mato me enche de frutas cítricas o ano todo e ..como são belas! Assim, acerola e tangerina se misturam em um vitaminado suco. (também tomava uma vitamina C chamada Cetiva, coisa que fez parte da infância estando ou não resfriada)

A gente não sabe de nada mesmo, mas suco é gostoso. O interessante livro História da Alimentação em um capítulo fala como a dieta se relacionou à saúde de maneira louca. As recomendações de Hipócrates eram complicadas. Uma lista delas, o que devia ser comido com o que e porquê.  Não era como hoje que todas as frutas eram consideradas saudáveis, ao contrário! Cuidado vários, não higienicos, cercavam as frutas. Quando e quem comer o quê, ih..uma novela.


Para um suco de verdade, uso espremedor elétrico. Uma amiga ouviu de um médico que não pode, que tem que espremer na mão pra não quebrar alguma molécula preciosa de vitamina. Mas, uso o elétrico. E para as acerolas uso o mixer comprado no shoptime. Seguinte: já comprei 3 deles, não vou comprar mais não. Estou de mal com o shoptime. Comprei uma máquina de macarrão, paguei a primeira parcela e eles não entregaram! tive que apelar pros universitários, falar com auditoria, aí devolveram a grana. Fora isso, os dois últimos equipamentos vieram com defeito. Um grill, que foi e voltou do conserto ainda quebrado e esse mixer que além de tudo é diferente do anterior, então os copos não servem!! BISURDO.
Mas, estou me sentindo bem melhor! faz frio mas eu canto!

2 comentários:

Neide Rigo disse...

Faço votos que melhore logo. beijo, N

Mundo do Sabor disse...

Melhoras Ângela, lendo seu relato de infância, lembro bem da minha Mainha Tonha, fazendo suco de laranja para mim quando estava dodói, e também uma boa canja de galinha, interessante ainda hoje estava relembrando desta época e falando com ela...Saudades, hoje faço o mesmo com minhas meninas.