sábado, 12 de fevereiro de 2011

Turistando, trotando, aqui tem truta!

Moro em uma mínima cidade chamada Itamonte. Ita, pedra em tupi guarani, e monte é monte de mesmo. Há uma bela pedra na região, chama-se Picuzinho.
Não, não precisam tirar as crianças do computador, é o nome da pedra.
A cidade, na realidade , consta de umas 3 ruas de comércio. Há supermercado,não com delicadezas e modernidades. E  na maioria das vezes, a gente adora um produto e o dito nunca mais aparece nas prateleiras.

Assim é que é bom. Há outro tempo. Tempo da espera, do crescimento, sem pressa. A bateria do seu carro pifou? Quer outra? Tá bom. Daqui a duas semanas chegará uma. UMA.Eu disse UMA.

O interessante é que as coisas se vendem nos lugares mais ímpares.  O Cesar Maia iria adorar! Lembram quando ele entrou em um açougue no Rio e pediu um sorvete? Pois é. Aqui ele encontraria.
Seguem algumas fotos. O álbum completo está aqui. 




 E como havemos trutas, as tenho constantemente no freezer. Congeladas, prontas para qualquer emergência. Muitas vezes são fritas , mas.. Ah! Saúde , idade, sódio, medo.. Então, em geral, coloco cebolas e azeite no tabuleiro. Seguem os filés de truta congelados mesmos, salgados, temperados do jeito que der. Pimenta do reino, dukkah ( comprei em SP essa mistura), o que quiser. A da direita está vermelhinha pois tentei o UMEZUKE, afinal,eu tenho de descobrir para que essa coisa serve!
Depois, papel laminado por cima, uns 20 minutos de forno. Tiro o papel e deixo mais um pouco. Gosto de tostadinha.. Pode acrescentar limão ( O ume não bastou!) e é uma delícia saudável , rápida! Claro que umas amendoas ( de preferência "finamente fatiadas" - adoro essa expressão, apesar de eu NUNCA conseguir fatiar uma amendoa, em geral soco, brigo com elas, acho lindo e delicioso quando as como) tostadinhas no azeite por cima.. Ummmmhhhh!! EITA TREM BÃO! 
O inhame é da casa, tirado da terra no dia, cozido e depois grelhado.
E, passeando por aqui,  apareçam para um cafezinho! Qual o meu endereço? Perguntem a qualquer um na cidade. Onde mora a carioca assim assado? Alguém vai dizer!

4 comentários:

Gina disse...

Vou fazer de conta que não estou com inveja da sua vida saudável, tá? E lá vai ela no quintal arrancar o inhame...
Acho que comeria truta todo dia até enjoar.
Na minha cozinha, que é da capital...rs... não tem dukkah, nem umezuke, viu? Muito chic essa sua cozinha do interior.
O filho estará num programa da Globo News semana que vem. Tem dessas coisas aí? Depois te dou mais detalhes.
Bjs.

leila disse...

ai estive em Itamonte uma vez. chovia muito fazia tempo e atolamos ali. tivemos que seguir a pé pelo barro. a gente ia numa fazenda. mesmo com o barro todo deu pra ver a beleza. bela itamonte :)

angela disse...

Leila, deve ter sido aqui, rá rá! a gente atola mesmo!! Na proxima vinda, venha tomar umcafezinho!
Gina, aguardo as informações a respeito da cria. Sim, temos tv via satélite!

Andréa disse...

Que maravilha amiga, ficou uma bela refeição.
Aqui só vende peixes congelados e mal cheirosos eu não sou muito de comprar , apesar que temos que comer peixes pelo menos duas vezes por semana!
Você tem uma vida boa, vida de interior é bem saudável.

Tenha um ótimo final de domingo e uma ótima semana!

bjs,Andréa..