quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Zabumba bumba esquisito

Como diz Alceu Valença, coração bobo, coração balão, zabumba bumba esquisito , pipoca dentro do peito. Poderia ser biscoita dentro do peito..

Vocês conhecem a Laura Ingalls? Ah! já falei sobre ela! Claro, sou uma fã incontrolável. Pois bem, além dos livros da própria Laura tenho o máximo que consigo de coisas sobre a Laura.

Em Uma casa na campina, Laura e sua irmã Mary ganham de presentes um "bolo em forma de coração". E aqui eu peço ajuda aos universitários, pois, apesar de ter morado lá em cima, tenho várias questões quanto às traduções de nomes culinários, sejam bolos, pães, biscoitos.. Cookie, biscuits, gingerbread, cake.. Então, era "cake" mas em forma de coração. Sempre achei que era um bolo.

Porém, o livro sobre o mundo de  Laura que traz a receita do raio do cake, para mim, traz  receita de massa podre com açúcar. Aí vem minha segunda questão para quais peço ajuda: granulate sugar. 
É açúcar cristal? Sim, quando eu morei lá havia açúcar cristal. Não havia o refinado brasileiro. Ou será de confeiteiro?
Então, como estou promovendo um concurso, preparei para a vencedora um "cake" de coração. Mas, caramba! a receita é de biscoito!
uma xíc e meia de farinha de trigo ( all purpose é o quê? é trigo comum, não?)
duas colheres de açucar cristal (granulated?)
duas de manteiga
uma colherzinha de baunilha..
Bater primeiro a manteiga com o açucar e a baunilha. Perfeito! ficou igual à descrição, branca, linda. Lá vai a farinha..
Pronto. Não rolou conforme eu havia previsto, parece massa de empada, impossível de esticar. Tasquei um ovo. Legal, mesmo assim.. ah.. falta maizena.. Um colherão de maizena.. e ah.. porque SEMPRE minha massa fica quebradiça? seja pão, empada, biscoito, nunca consigo que ela fique realmente elástica, nem pra fazer bonequinho de biscuit, racha, tento emendar, a marca está lá.. desde as massinhas de modelar da infância.. o que faço errado?
Bem, achei que precisava de água, molhei a mão pra amassar e, de resto, fiz como o combinado: rolo , corações com o cortador de biscoito, borrifei açúcar cristal, 20 min de forno em "baking paper" papel manteiga, né? mas.. preciso untar? não sei, untei. Ó! tantas dúvidas!
Quando saiu, mais um pouquinho de açúcar cristal.. sim, brilhava como a descrição do livro "sobre sua delicada superfície marrom havia açúcar banco salpicado. Os grãos faiscantes pareciam pequeninas gotas de neve. Os bolos eram bonitos demais  para comer" mas não parecia neve, então , coloquei o açúcar de confeiteiro..
Acho que não tem nada a ver com o que ocorreu com Laura, acho que ela ganhou bolo mesmo, pois ela fica impressionada em ver que eram brancos internamente. Acho que a autora do livro da receita me enganou.. Ah! Mas quem se importa?
E aí? Aceita um cafezinho com biscoito? Sim! que bom! aproveita e me explica a lista de açúcares que existem! (brown sugar etc)

10 comentários:

Gina disse...

Angela,
Respondendo às suas perguntas feitas lá no Naco:
Cremor tártaro é um pozinho branco, vendido em potes pequenos em casas de confeitaria. Geralmente é utilizado para fazer crescer suspiros e outros pratos. Funciona como um fermento ou bicarbonato. Dizem que no suspiro ajuda a deixá-lo branquinho.
Quanto ao cream cheese, é aquele queijo cremoso, vendido em potes tipo margarina. Uma das marcas é Philadelphia. Ele é mais consistente do que o requeijão de copo.
Bom, agora fiquei na dúvida sobre as suas dúvidas. Meu pai costumava pregar umas peças na família e a gente nunca sabia quando ele falava sério ou quando estava brincando...rs!
Sério mesmo que você não conhece os diferentes açúcares?
Minha empada costuma levar um pouquinho de água, por isso fica elástica, diferente da massa podre, aquela que deixa as pessoas com cara de tacho quando esfarela toda (mas é gostosa assim mesmo!). Tem receita no blog.
Qualquer coisa, voltamos em edição extraordinária, ok?
Ah, aceito sim o cafezinho com biscoito!
Bjs.

Bia Cardeal disse...

Oi!! Parece com um biscoito que minha tia faz, é uma receita alemã bem antiga, de uma confeitaria muito tradicional que havia na cidade e que já fechou. Ela chama de "biscoito suíço" quer saber como se faz?? Vou te mandar por e-mail, ok? Deu até vontade de comer!! E o sorteio do blog da Laura, já foi? QUem ganhou?
Bjs!

angela disse...

Bia, treze ovos!! fiquei nervosa:-)
Gina, obrigada pelos esclarecimentos. Conheço os açúcares nacionais, mas não sei em inglês quais são quais. POr exemplo, quando dizem brown sugar é o demerara ou mascavo? esse granulated é o cristal ou refinado? white sugar é refinado ou de cristal ( no meu tempo era cristal) e o de confeiteiro fica onde?
Essas são as minnhas dúvidas em relação às traduções.

Gina disse...

Edição extraordinária: O açúcar mascavo é o brown sugar, o demerara é o raw sugar, o cristal é o granulated , o de confeiteiro é o icing sugar, refinado é o white, o mascavo claro é light brown sugar e o impalpável é o powdered sugar.
Papel-manteiga é baking paper. Farinha all purpose é para qualquer finalidade (farinha comum), não é específica para massas ou pães, por exemplo. Biscoito pode ser shortcake.
Se a massa for de biscoito bem amanteigado, não vejo motivo para untar o papel-manteiga, mas se for para um pão-de-ló, unte.
Bjs.

Emília disse...

Oi Angela! Vim conhecer seu cantinho e gostei, a sua história com a receita do livro rende uma estória!!rss
Beijinhos!

Angelo M. Moreira da Rocha disse...

Prima veja o e-mail que recebi ha algum tempo a respeito de palavra parecida com a do título da sua postagem:
SIGNIFICADO DE RATIMBUM:
RATIMBUM é uma palavra mágica usada pelos magos persas desde a Idade Média.
Por muito tempo cantamos inocentemente um "Parabéns" para alguém que está aniversariando e, até ai, tudo bem, tudo certo. É um aniversário.
O que muitos não percebem é que depois da música vem sempre o tal de Ra-tim-bum! (este é o significado: Eu amaldiçôo você).
Existiu até certo tempo um programa infantil chamado de Castelo Ratimbum, que tem o significado de "Castelo da Maldição".
Precisamos "vigiar"mais, pois a Bíblia diz que o povo de Deus perece por falta de conhecimento.
Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoá-la? Tomemos muito cuidado
Observe que detalhe sutil: depois de dizer a palavra Ratimbum, pronuncia-se o nome do aniversariante várias vezes. Vamos ficar muito atentos para isto.
Deus perdoa o tempo da ignorância, mas uma vez que nos tornamos conhecedores, então precisamos agir de acordo com a revelação que nos alcançou e procurar saber se a terminologia análoga também traz coisas ruins no seu significado. Beijos. Angelo

angela disse...

Gina! Obrigadíssimo!!!! Um mundo de possibilidades se abriu!
Primo, obrigadíssimo! Ainda existe não só o progaram, castelo ratimbum como um canal de tv.
A sonoridade é ótima, mas,
realmente, naõ faz sentido. Viva o alceu com o zabumba bumba!
Emília! que bom que você está aqui! bem-vinda!

cybel disse...

Ainda sobre o Demerara sugar...só uma curiosidade; meu marido é da República da Guiana, antiga Guiana Inglesa . Ele nasceu em Georgetown, a capital, que fica em Demerara. Daí o nome do açúcar, que os inglêses levavam de lá para a Europa .O demerara sugar original , não é qualquer açúcar "tipo cristal e marronzinho", ele é aquele extraído de um tipo especial de cana que era plantada lá e ficava com aquele sabor pelo solo deles, etc,etc.
Angela, você me dá a receita original do tal biscoitinho da Laura? A Sônia disse que o seu ficou ótimo!

angela disse...

Adorei saber, Cybel!
A receita é a que está escrita aí no blog mesmo. Foi assim que fiz. Claro que o da Sonia tinha um ingrediente a mais: 5 dias em um envelope de plástico bolha passeando pelos correios!!!

assembleiabelem disse...

Sou pesquisador da net, Saiba o real significado do RA-TIM-BUM em nosso site

http://www.assembleiabelem.br22.com/word/forum1.html

Aproveite e Acesse nosso site

www.assembleiabelem.br22.com