sábado, 12 de março de 2011

Doce que te quero rubro!

Adoro cinema e há uns filmes que falam dentro de mim. Não são necessariamente a obra do século mas são filmes que dizem aquilo que acredito. Em geral, meus prediletos falam sobre mudanças, transformações positivas, em geral pelo amor. Falam também sobre uma opção por uma vida alternativa, nada burguesa. Uma vida livre.
Um dos meus prediletos, e graças a Deus são muitos, é o Fora do Mapa, um filme feminino, baseado em uma peça de teatro , mas a autora é a roteirista . Uma família que mora fora do mapa mesmo. Pai melancólico chora o tempo todo, coitado. A mãe é a fantástica Joan Allen, ah.. ela nesse filme é o tipo de mulher que eu queria ser! Isso ocorre com vocês? olhar um personagem e pensar..poxa, eu queria ser assim. A primeira vez que vi isso na tela foi na comédia Irmãos Gemeos, com o danny de vito e o sshhwwasneggeerr. Eu era jovem e pensei: eu quero ficar que nem a mãe deles, Bonnie Bartlett

Mas não contava com as doçuras, elas não deixam a gente tão magrinha quanto ambas.. mas ah! como fazem a beleza e a delícia da vida!
Pois bem,em fora do mapa Joan Allen faz conservas pois ela vive daquilo dali mesmo. Surge do nada um cara do imposto de renda pois a família não pagava IR e isso nos EUA é cadeia. E esse tax man se tranforma. Uma hora ele diz : vocês são felizes! vocês tem comida para um ano...
Pois é, porque ela faz conservas.
Outro filme que amo, adoro, ah.. também queria ser como ela , mas ela fumava muito .. ah, que mulher linda! Anne Bancroft. Ela foi maravilhosa!

Esse é um dos prediletos. E ela come o que planta, a refeição pode ser um milho, um pouco de feijão, o que pescou.. e faz conservas, e os netos ajudam nas geleias.

É nisso em que acredito. Aí, surgiu no mercado um produto chamado 4 minutos que vi em um desses maravilhosos blogs de vocês. E comprei, fiz o pedido,chegou certinho, e pronto. Bárbaro! Que economia de gás! É pectina, dextrose e ácido cítrico.
Segundo o atendimento, a geleia hermeticamente fechada dura um ano e , após aberta, uns três meses . A de amoras que faço, com laranja ou limão, dura umano na geladeira. Mas a praticidade e rapidez e a economia de gás( o produto é barato) uau! O envelope dá para uns 8 potinhos. Resolvi fazer com minhas acerolas congeladas. Como essa fruta não está na listagem deles, escrevi e me disseram para fazer conforme as laranjas. Ficou uma delicia, mas , para mim, doce demais, e ficou perfeita, linda, mesmo eu errando na hora de fazer porque sou uma atolada.Dá pra acreditar? é só colocar as frutas ou o suco na panela com a pectina misturada em açúcar. Deixar ferver por dois minutos, acrescentar um tico de manteiga e o resto do açúcar e ferver ,sempre mexendo, por mais dois minutos. Só isso! Consegui errar. Mas não notaram.
E fiz de amoras, que também estão no freezer.. aí, já safa, reduzi a quantidade de açúcar.
É, acho que nunca serei parecida com essas atrizes! Tomara que seja parecida com suas personagens!

5 comentários:

ArRiVer disse...

Huahuahua! Perfeito!
Um Abraço Angela, que bom que gostastes. Estamos aguardando seu próximo pedido!
Bom findi!

Chris L. disse...

Vende em supermercado?

welze disse...

realmente são mulheres forte, que marcam seus territórios. gosto muito de personagens assim, marcantes. as geleias estão lindíssimas. com brilho e cor maravilhosos. bom final de semana

Renata disse...

Essas mulheres são sempre maravilhosas, no cinema e nos livros tbm, Tô lendo Cinco Quartos da Laranja, de Joanne Harris, a mesma autora de Chocolate...uma história de mulher forte, e sua cozinha divina, de onde saem coisas fantásticas e onde se desenrolam suas alegrias, lembranças e lamentos...livrinho bem leve e gostoso!

Em tempo: suas geléias estão profissionais!

Kenia Bahr! disse...

Me lembrou uma tarde no Matutu na casa de meu amigo Harvey, onde colhemos uma baciona enorme de amoras e fizemos um tacho de geléia deliciosa, levemente ácida com cor de rubi!
Hummmmmmmmm boa lembrança, obrigada!

Bjs
Kenia