quinta-feira, 17 de março de 2011

Explodir colorido!

Ah, como eu gostava dessa parte da canção Superbacana!
Pois é, ontem foi assim, explosão de cores!

Então, para combinar, imitei algum desses blogs maravilhosos de vocês e descobri que a quinta coisa melhor do mundo é legumes assados!
Na assadeira, um filete de azeite Galo, assim, fazendo a letra N. Filete mesmo. Depois, fileiras de cores ,imitando o dia e à blogueira que falou no assunto (desculpe não citar, são tantas maravilhas que confundo a autoria, mas se você estiver lendo, obrigada!) abóbora, cebola, cenoura,pimentões coloridos, abobrinha, chuchu, salpiquei sal ( a abobrinha pega mais sal que o resto) e deixei assando até eu fazer como Deus:vi que era bom.  E era!!! Carameliza, adoça e salga, e ah.. porque minha mãe nunca fez isso pra mim quando criança? eu teria gostado de legumes antes!
Mas, não ficou por aí, pois eu estava com a macaca e fiz muuuitas coisas.. também, depois de dias de enxaqueca.. Vou bem, a enxaqueca não me maltrata tanto quanto antes, quer dizer, não sinto mais dezenas de facas guinzo enfiadas juntamente com espetos de churrasco (céus... só penso em comida) ok, e uma bigorna apertando, mas fico como quem bebeu o mar inteiro.. Então, livre da sensação, terminei de ler o maravihoso "Porca Memória". Ah como é bem escrito! E como é bom ler um livro viril. É livro escrito por homem, quer dizer, no caso, homens. Depois das viagens entre flores , sumos, casas de pedra femininas um livro másculo cai bem. Dois caras  bascos escrevem, um deles, um chef . Há apenas uma receita , mas é sobre comida e casos, e opiniões.. Por exemplo, o chef , ao comentar um excelente restaurante, fala que os sorvetes são feitos duas vezes ao dia para que sempre estejam cremosos. Realmente, de um dia pra outro, a gente tem que esperar um pouco para servir. E, ao final dá várias dicas e opiniões a respeito de cozinhar.Coisas asim: " a boa cozinha tem que ser verdadeira" e também assim: " não leia artigos com opinião sobre cozinha, gastronomia ou vinhos. Quase tudo é falácia" "Todos e cada um de nós sabemos fazer alguma coisa na cozinha.Mesmo usando o microondas" " se você estiver decidido a dar comida a alguém, mesmo que esse alguém seja seu próprio corpinho, tenha tudo à mão"
Essa última, para mim, é muito difícil. Vim com defeito de fábrica. Enfim..
mas aí, entre vários conselhos interessantes, ele diz também: " acostume-se a comprar seus doces favoritos, não tente fazê-los em casa, não vale a pena. O sorvete deseu sabor favorio.. não seja insensato."
Pois fui e não me arrependo, ueba!!!
Claro que não é do meu sabor favorito e a foto ficou horrível e hoje vou fazer de outro sabor. Agora aprendi e ninguém me segura!  Ah! um dia vou oferecer um prato como a paleta de cores que comi no restaurante do Museu d´Orsay. Foi tudo ótimo, contrariando a máxima que a qualidade da comida de museus é oposta a das telas, exatamente como são horríveis os quadros em restaurantes. Não lembro o que comi, faz 14 anos, mas lembro da sobremesa: um prato com várias bolas de sorvete de fruta, sem leite, deliciosos, coloridos! E a burra aqui não fotografou. Ainda não rolavam as máquinas digitais.
Então, fiz de limão assim: fervi uma xícara de água com uma de açúcar cristal. Esperei esfriar, coloquei meia xícara de limão desse limoeiro aí (nãosei sei o nome do limão) e uma clara em neve. Foi pra sorveteira, e, em meia hora..   Que beleza!!
Aí,sem querer esperar, descobri o sorvete light da vida! peguei um tanto de amora congelada e coloquei naquele mixer, a foto não está lá essas coisas mas o gosto.. hum..
imagino que dá pra se fazer uma calda interessante com algo adocicado se quem estiver de dieta quiser.. E deve ficar bárbaro com morangos congelados! 
Depois, assim que a sorveteira voltou a congelar, fiz um MONTÃo de sorvete de amoras seguindo o mesmo princípio do de limão, fervendo água com açúcar, esperando esfriar, colocando uma única clara em neve. DELÍCIA!!! e amanhã tem mais!

5 comentários:

Casa Decorada disse...

Vizinha,eu estava indo pegar uma xícara de açúcar na amiga ao lado, quando passei e ví as luzes de sua casa (blog) ...nossa que lindo aqui ...
Quando tiver um tempinho passe lá em Casa para um café...
Se resolver se hospedar , preparo minha melhor roupa e também venho para ficar !
Se precisar de algo é só gritar ,moro entre as montanhas e por lá tem eco.
Meu nome é Valeria , mas pode me chamar de Va .

Roberta disse...

eu amo assar os legumes com azeite, flor de sal e especiarias - é outro aroma, fica delicioso e é bom para a dieta da abobrinha aqui! esse colorido ficou lindo!
um bj doce e apareca nas abobrinhas
roberta
www.docesabobrinhas.com

angela disse...

Coisa boa , novas amigas! já tô nas abobrinhas e na casa da Valeria, um dia vou conhecer o mato grosso.

Casa Decorada disse...

E você veio!
Querido ANJO, que bom que veio para ficar, seja muito bem vinda ao CASA DECORADA, acabei de ver seu recadinho dependurado na parede .
Também já sigo seu cantinho....voltarei com tempo para papear mais ....me avise o que estiver em falta em nossa CASA para que sua permanência seja perfeita.
Se vier e eu não estiver , vai se acomodando que logo chego, tem café fresquinho no fogão ...
Fui colher umas flôres para te receber ...
Obs: tem toalha limpa nos pés de sua cama ok.....
bj

Renata Boechat disse...

Minha amiga,

Essas suas dicas de livro me enlouquecem,que bárbaro esse aí, não conhecia...

Estou no meio pro fim do Cinco quartos da Laranja, e as coisas estão mudando...conversamos mais tarde sobre isso...

E do sorvete digo que gostei, mas em apt não tem limoeiro pra esse fim...rsss...fazer o que né?

Abraço pra voce!