sexta-feira, 1 de abril de 2011

Couve-flor é junto ou separado?

Quem é mãe sabe: um dia vem uma lista de palavras pro filho colocar ou não hífen..  Bem,há mais de 20 anos   chegou a lista com um bilhete da professora: ele errou tudo. 
E lá vou eu usar todos os meus conhecimentos de pedagogia... sim, estudei pedagogia, sou mestre e quase doutora e não adiantou muito. Então pego a couve com a mão direita, a flor com a mão esquerda e digo com aquela voz que a gente só fala com cachorro ou quando não  regula  muito bem da cabeça: então, essa é a florzinha, essa é a couve, as duas foram brincar e viraram a couve-flor! E mostrava a couve-flor com o pé, pois na minha conta já acabaram as mãos.
E não adiantava, pois o menino também estava aprendendo a separar sílabas, e segundo ele " não queria separar, odiava separar!" assim, convenci que, no caso, ele estava unindo, e não separando. Pronto: deu certo.
Mas meus esforços devem ter sido em vão pois inventaram mais uma reforma ortográfica que está me matando!
Escrever é difícil, em português, mais ainda. G ou J? querem confundir? pois conseguiram! confundo tudo e mais um pouco!
E em francês? aí , para mim , é pior. Acentos! Na dúvida, colocava-os todos em pé, que a professora os inclinasse como bem quisesse!
Essa aluna, não é diferente  , coitada, apanhava para estudar. Não aprendia! Achava que couve-flor era um lindo buquê de flores, como não era, agradeceram e comeram, então.. quem quiser saber tudo, leia aqui
Mas é ou não é uma das boas coisas da vida essa tal de couve-flor? Mas a melhor do mundo é essa:
pegue uma couve-flor bonita e cozinhe em banho-maria com sal na água. Quando estiver já cozida mas al dente,enfie entre os raminhos as belezuras de presunto e queijo mussarela (muçarela, moçarela como quiser) Que beleza! assim a menina vai realmente confundir com um buquê de flor!
Bem, agora , em um pirex untado, com manteiga (ou margarina sem a Neide Rigo saber) coloque a couve-flor e cubra com leite e farinha de rosca e deixe no forno.. ah! que maravilha!
Se quiser tirar onda mesmo, em vez de leite, use creme de leite ( tem hífen?) e salpique queijo parmesão. Ó, dá certo com peito de peru light, queijo de minas, tudo de bom!
Crock em cima, nhec por baixo.. hum!!!

12 comentários:

VOVÓ CRISTINA disse...

Angela, nem me fala sobre esta nova ortografia. Me dói tirar o acento da ideia, mas fazer o que, né?
E ontem? Conferi que micro-ondas é assim, afff...essa eu faltei a aula, pois não sabia, acredita? Rsrsrsrs....beijinhos.

Beta disse...

Angela, essa listinha ainda não chegou para mim, mas dá até medo, porque não me acostumei com essa reforma ortográfica!
Quanto a couve-flor adorei, deve ficar uma delícia! bjs e bom fim de semana

angela disse...

E geleia? Ah.. a gente demora tanto pra aprender , mas essa frase vai virar meu lema: " me dói tirar o acento da ideia"
Beta, é BOM demais!!

Fabiola disse...

Querida Angela
Muitíssimo obrigado pela sua visita e comentário do poema. Meu pai está todo prosa e ficou muito feliz. Meus dedinhos estão cruzados para que dê tudo certo com a sua editora.
Por meio de um site, consegui mostrar para minhas crias um trechinho do do áudio dos seus livros. Amaram de paixão e vibraram com a narração (não fiquei atrás, adoro estorinhas).
Estou muito tentada em fazer esta couve------flor, gosto muito. Só fico brava quando acho aquela montanha de bichinhos nela, parece Kider ovo com uma péssima surpresa.
Mas que estória foi essa dos acentos retos? Pobre professora! Que eu saiba, nas palavras em francês só cabem no máximo 3 acentos. Só! Acho que já fizeram esta esperteza comigo. Leciono francês e também não foi muito fácil essas regras entrarem na cabeça.
Quanto à nova ortografia, até o momento eu de certa forma fiz questão de ignorar. Ao invés de facilitarem certas dificuldades eles mexeram em coisas que já estavam estabelecidas e sem nenhum problema. Mas com crianças na escola... estamos precisando daquele livretinho das regras. Paciência. A minha idéia ainda tem acento e o bendito corretor do micro já está me acusando em vermelho:ô pereba! Se perdeu no tempo, fia? Concerta isso aí!
Beijão!!!
Fabiola

Gina disse...

Já te contei de uma receita que levava minissalsinha, minirrúcula, miniceboulette e miniagrião? Pois é desse jeito mesmo que escreve. Coloquei até uma nota no rodapé falando da bizarrice dos termos...
Amo couve-flor (com hífen!...rs)
Bjs.

ADRIANA disse...

ola amiga. vim retribuir a visita e o comentario no meu blog. adorei seu blog e ja tou te seguindo tambem, espero que me visite mais vezes ok bjs otimo domingo pra vc!

welze disse...

lindo visual e delicia com certeza, junto ou separado, uma gostosura. boa semana

D. Strudel disse...

Angela, estava de passeio no domingo e indo ao quintal 313 acabei caindo aqui, e que caida boa! Linkei seu blog em um post meu http://danistrudel.blogspot.com/2011/04/coisas-gostosas-de-ler-e-aprender.html esse aqui.

Esteja em casa, caso queira dar uma passada!
Beijinhos

ameixa seca disse...

A Fabiana do blog Sonho doce, Sonho também fez e eu confesso que não é a minha couve favorita, assim como também não acho muita piada ao acordo ortográfico. Enfim... temos que nos habituar :)

angela disse...

Oi Ameixinha! que bom te ver por aqui, te visito sempre. Estou curiosa para saber qual a sua favorita! Ah.. os acordos!! no fundo, para quê? para os editores não terem trabalho nas traduções, pois o afeto faz a gente se entender com gestos e olhares e o bonito é exatamente cada povo criar sua linguagem, seu jeito!
Fabíola, uma delícia mesmo de farra. MInha avó baiana falava sempre sobre o tal beijo-de-estudante (hifens?)
Gina, uma vez ao escrever rádio-relógio a editora brecou. O certo era radiorrelogio segundo ela. Recusei-me. Deixei só relógio.
Coisa feia demais.. ah! e existem tantas palavras lindas!
Vovó cristina.. eu já passei por duas reformas, mas meus livros prediletos eram cheios de agás, de peagás, de ipsilones.. então, tanto faz.
Adriana, estarei sempre te visitando, claro.
Welze.. é bom....................

Lu Pinheiro disse...

Encontrei vc no celeiro do sam e vim fazer uma visitinha. Fiquei encantada com tua prosa, e vou te acompanhando por aqui.abraços.

Andréa disse...

Angela,
quanto a sua pergunta aqui em casa não tem moscas graças a Deus , se tivesse lógico que eu não ia colocar as carnes pra secar seria horrível, por isso mesmo que faço minhas carnes de sol sou muito enjoada, rsrs.
Esse sua couve está boa demais!

Tenha uma ótima semana!
bjs,
Andréa...