sábado, 28 de maio de 2011

Felicidade é...

Algumas comidas realmente trazem felicidade. Açúcar e gordura, quando a gente está de dieta por algumas semanas, em geral, ao serem provados dão euforia. Como droga mesmo. O Excelente texto e filme Festa de Babette mostra através do riso, da dança, o que uma boa refeição pode causar. Verdades, luxúria, prazer.
Alguns alimentos são especiais, o hadoque, por exemplo, que gosto bom! No entanto, não é pra se comer todo dia. Talvez nem mesmo seja a escolha para a última refeição.
Volta e meia , nos filmes, vemos o condenado à morte ter como prêmio o direito a uma refeição completa.  De vez em quando penso nisso: o que eu pediria como última refeição?
Não que eu esteja pensando em cometer algum crime fora do Brasil, longe disso. Juro por Deus! Verdade! Apesar de certas coisas que leio nos jornais me darem ganas de enfiar cicuta no cafezinho de muita gente, não farei. E, além do mais, sei que tenho direito de matar uma única pessoa, não tenho? Reu primário, é o que diz a lei. Guardo, então, meu crime para melhor hora.
Mesmo assim, o que eu comeria se fosse pela última vez? Chocolate, certamente, já que , se eu fosse decapitada, a enxaqueca passaria.  E se eu estivesse indisposta? afinal, eu estou para morrer!
Fico , então, com a verdadeira felicidade, essa coisa que dá pra gente comer todo dia, ou dia sim, dia não, ou quando a gente não sabe o que comer.
Ah! que maravilha!
feijão preto : fervo água e deixo o feijão de molho, troco duas vezes aí vai pra panela de pressão elétrica porque tenho medo da outra. 40minutos para uma xíc e meia. Aí, na frigideira, duas colheres de azeite Galo e uma cabeça de alho, amoreno tudo, tasco uma colher cheia de grãos, amassaroco tudo, e deixo pegar gosto com uma colher de sal. Misturo tudo na panela e pronto.
arroz branco: esse foi feito na panela de arroz, uma medida de arroz parbolizado lavado, duas medidas de água e uma colher de chá de sal, mais nada. Mas refogado no alho é melhor.
batata frita- primeiro cortar em cubinhos a batata descascada e cozinhar (de preferência no vapor) na água e sal. Depois de fria, fritar em óleo bem quente.
franguinho- peito de frango em cubinhos, cortar e deixar em sal e alho. Pertinho do almoço, fritar no azeite e manteiga, tascar umas cebolas.
farofa- farinha de mandioca já torrada na margarina derretida e sal, mexe tudo deixando torrado e molhado ao mesmo tempo
ovo frito- ovo caipira pra mim, de granja pra ele. Mas ambos antes ficaram no hidroclorito para não haver salmonelas, assim, derrete-se a margarina, ou se faz no azeite como o Banderas, o ovo sem quebrar na frigideira quente pra clara cozinhar, ter beiradas crocantes, sal na gema, e a gema mole
couve- até ontem não gostava de couve. Mas aí peguei na hora da hortinha perto de casa e entendi tudo! Foi tirar as folhas, lavá-las , cort´-las em tirinhas, esquentar o azeite, cortar duas cabeças de alho em lâminas finíssimas (adoro falar isso!) e refogar a couve com uma pitada de sal. Hum... como diria meu amigay predileto, o highlight da refeição! Juro! agora eu gosto de couve!
Salada- tirando onda mesmo, tudo fresquinho, tirado da horta, feito na horinha temperado com azeite balsâmico, agora matei.

Pra ajudar a descer ,suco de tangerina feito na hora! catei pela manhã, pois o pomar está parecendo época de copa do mundo, todo verde e amarelo! e deixei no balde dentro da geladeira horizontal. Foi espremer e..
Que venha a guilhotina!

2 comentários:

Priscila Rivera disse...

;-) Também não estou pensando em cometer algum crime fora do Brasil(risos) mas sempre penso no que eu pediria como última refeição........ (?)
Ainda não aprendi a fazer feijão nessa vida,acredita? Um horror né!
Ah sim,tb morro de medo de usar panela de pressão aí usava a outra mas não era pra feijão. Eu fazia o Boeuf Bourguignon. Que é bem mais complicado de fazer...daí ser ridiculo eu não saber fazer feijão!
Meu arroz eu faço assim: muuito alho e sal no azeite e coloco o arroz BRANCO. Parbolizado não consigo gostar...
Vc não gostava de couve?? Eu adooooro! Mas não posso comer agora pq me ataca o estomago. Ai,que maravilha pegar direto da horta hein!!!!! :-))) Melhor coisa que tem! Me dá saudades da minha horta.
Mais outra maravilha: Catou tangerinas e fez suco na hora :D
É,tirando onda mesmo!!!!!! Risos!
Comidinha legal: feijão,arroz,batatas fritas,frango,farofa de mandioca(deliciaaaa,quase não como dessa),ovo frito,couve e salada. Perfeito!
Uma dúvida: Vc disse que fritou o frango no azeite e na manteiga!!! Pq? Fica mais gostoso assim? É algum truque culinário? Nunca vi,quando fazia era só no azeite mesmo. Fiquei curiosa de verdade! Ando aprendendo muito nesse seu blog :-)))
Hummmmmmmm esssas fotos deram fome! E ja passa de meia-noite.
Provavelmente se algum dia tivesse que escolher a última refeição seria algo assim. Beijos

Anônimo disse...

O que e isso ... morando no pedaço do paraiso coisa linnnnnnda vc e uma pessoa de sorte morar em um lugar deste . Comida simples porem , deliciosa as coisas mais simples deste mundo sao as melhores , comparo com o amor de mae pra filho sem frescuras sem limites amor incondicional simples assim .... beijos Denise ( coloca mais fotos do paraiso )