quarta-feira, 18 de maio de 2011

Meu limão, meu limoeiro, meu pé, meu pé..

Nunca entendi essa letra. Pé de jacarandá?? Mas cantei no Maracanãzinho ao comando de Wilson Simonal. E aturei minha irmã aprendendo a tocar violão com ela.
E os limões estão por aí! Estou com os dedos enrugadinhos e todo e qualquer machucadinho na mão ardendo lembrando que existe. Agora cismei em fazer o doce de limão galego(rosa, lobo,cravo) do amigo da Neide que leva duas semanas pra ficar pronto. DUAS semanas. É melhor ser bom.

Então, peguei um monte, e tirei o sumo , caramba, só em lembrar minha boca já enche de água!(quando eu era criança adorava chupar limão com sal ) Peguei uns seis limões e parti. E fui tirando a polpa e colocando em uma vasilha, tentando liberar a casca, pra casca ficar bem vazia. A idiota aqui esqueceu que tinha comprado no Rio aquele descascador, que não descasca, mas serviria pra tirar a polpa do limão. Horas de batalha. Tentei de tudo, facas diversas, colheres(não funcionou, tem que ser faca) e consegui. Ficou lindo.
Aí, segui as instruções da embalagem da gelatina incolor frutop. No microondas. Mas eles não explicam a quantidade de sumo para aquela quantidade de gelatina. Fiz como se fosse as coloridas artificialmente.  Separei suco de limão com  praticamente a mesma quantidade de açúcar e um pouco de água gelada. Deu seis limões. Mas ficou granulado, granulado bom, mas granulado.


Ficou uma delícia, nada amargo, muito bom mesmo. Servi hoje. O marido amou. Servi junto com a refeição. Deu certo na salada, deu certo como tira gosto entre os pratos, acompanhando o peixe frito e como sobremesa!
Assim que as laranjas e tangerinas ficarem no ponto vou fazer também.

Por falar em ponto, minhas irmãs iriam rir , diriam que é destino. Pois quando eu estava na 4a série primária fui apresentar um trabalho sobre a mandioca. E andava com o raio do cartaz da mandioca pra baixo e pra cima procurando incautos que ouvissem a minha aula, antes de eu apresentar na sala. " Lá vem a angela com a mandioca!" era a senha para se esconderem. Mas meu pai ouviu e deu parabéns. "Lá vem ela com a mandioca" acabou virando uma piada familiar usada em diversos momentos.
Pois hoje, estou no meio da fervura das cascas dos limões rosa quando Jair me chama pra fotografar a mandioca.
Sim, todas as piadas são aceitas!
Mandioca pão. 90 cm de mandioca! segundo ele, não serve pra comer, tá passada, é para muda.  Aprendi , então, que temos três tipos: roxa, amarela e pão.


E tirei essa foto agorinha!

Ótima noite a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

RSRSRSRSRS Adorei a historia da mandioca , meu avo faleceu com 85 anos ate os 85 ele dizia a mim e ao meu irmao (antes da sopa de mandioca nao vem que nao tem!!!!) isso porque quando eramos pequenos minha mae fez uma sopa de mandioca e nos serviu , (serviu) pra nos dar uma congestao que quase morremos depois se descobriu que era como minha mae diz (mandioca braba) o negocio foi feio e assim continua are hoje meus primos tiram uma da minha cara e do meu irmao. Ha sobre a beterraba uai vc tambem nao come nada branco ne...... e aquele cuscuz pois e ema ema cada qua com seus problema....Beijocas Denise

welze disse...

inesquecível, Maracananzinho e Wilson Simonal. agradeço a visita e o carinho.

ameixa seca disse...

Adoro limões mas não sou grande fã de geleatina. Mandioca também gosto muito :)

angela disse...

Denise como branco sim!! não gosto de branco MOLE!!:-))))
Ameixa, estou fazendo a lista, no dia em que você vir ao Brasil, venha me visitar, não colocarei passas nem gelatina na mesa!:-)
Denise, morro de medo dessa tal mandioca braba, leio a respeito, mas não sei do que se trata. Que nem cogumelo, por aqui vejo os cogumelos se formando naturalmente, me dá uma vontade de catar e fazer.. cadê a coragem?
Welze, fica boa!!!!!!! Pra sempre!

Priscila Rivera disse...

Olha,olha...muito cuidado com cogumelos!! Disso entendo pois adoro. Em viagens pelo Brasil já catei vários e sei que são perigosos. Uma vez me disseram que um que tinha na mão,se tivesse comido poderia morrer no mesmo dia. Existem muitos venenosos!
Adorei a história da mandioca!"Lá vem a angela com a mandioca!"Risos!
Não gosto de quase nada com limão mas esse doce que demora DUAS semanas pra ficar pronto me pareceu interessante =)
Vou esperar o de laranja!!!!