sexta-feira, 10 de junho de 2011

Bom mesmo é café capital.. é bom, tomo um tomo dois tomo 3

Gente, aqui está um frio daqueles! 11 graus pela manhã, aí , arrebenta ,vai pra 15! depois,de madrugada, pra 4. A coisa é tão séria que minha cadela peluda teve um ataque de tremedeira.
E nada melhor pro frio do que... sopa? conhaque? chocolate quente?
Nada disso: sorvete!!
Bem, eu já avisei sobre o meu problema de QI.
Mas não qualquer um: sorvete de café. O problema é que não tenho sorvete de café. Mas tenho de creme. Resolvido!  Por cima Nescafé. Dá um crocante, um amarguinho bom demais da conta! E pode, também, verter um pouco do café comum, como fiz aí, dá um caldinho bom. Iasmine, a chef linda que conheci na barriga da mãe(participei da vida, pois fui madrinha de casamento dos pais!), coincidentemente nesse video recomenda afogar o sorvete no café .Mas com o  Nescafé fica melhor ainda, o Nescafé é perfeito pra isso. Por falar nisso, que chato, só no nordeste tem a promoção! Eu já adoro a xicrinha , é a que mais uso, ah.. eu quero os pratos! são lindos. Adoro brinde. Entro até em fila pra pegar viseira do banco do brasil, quer mais derrota que isso?
Café é uma coisa boa. E boa com tudo. Gosto de café com leite e gosto de colocar canela sobre o café. No livro Assando Bolos em Kigale, livro seríssimo sobre AIDS, a protagonista faz bolos, mas não nos passa as receitas. Elabora mais a decoração dos bolos, no entanto, sempre serve um cafezinho temperado com  cardomono. Nunca tinha ouvido falar. Comprei uns grãos pra provar. Não devo ter feito certo, pois não vi graça nenhuma no sabor do café. Mas gostei do tal cardomono.

Quando eu morava no Rio, ia sempre à livraria Leornado Da Vinci. Lá, inexoravelmente o papo com Dona Vanna regado por um café batizado com alguma bebida forte. Era bom. Agora nao posso mais beber nada que a cabeça dói, nem chocolate, então, vamos ao café!
Terminei de ler o maravilhoso livro de Cynthia Voigt , o terceiro do ciclo dos Tillerman , Solitary Blue. Maravilhoso como os dois anteriores. Nesse, Jeff, um garoto do colégio de Dicey, conta como foi ser abandonado pela mãe. A mãe era como o personagem de Hair , easy to be hard, desses que amam a todos, amam a humanidade, mas não conseguem amar o próximo, o filho, o marido. E a mãe de Jeff, quando o abandona pra salvar o planeta, deixa um bilhete avisando que tem cachorro quente na geladeira. Jeff só tinha 7 anos, mesmo assim , foi cuidar da refeição do pai, e o pai toma café. Aqui, a autora fala dos radicalismos da mãe de Jeff, Melody, que proibia o marido de tomar café pois cafeína viciava.  No caso, o pai de Jeff faz o café em um recipiente Chemex acho que não temos aqui no Brasil.

Já fiz café de vários jeitos, e, pra mim,o melhor é no pano mesmo. As cafeteiras elétricas resolvem mas pecam pela temperatura. Aquele italiano, sextavado, não gosto. Mas a Neide me deu um individual bem legal, uma xicrinha com um filtro pronto sobre ela. Só que os filtros prontos sempre deixam um pouco de pó passar. Mesmo assim, uso bastante. Tentei achar o jingle do Café Capital que intitula esse post, mas não encontrei. Em compensação encontrei esses ai sensacionais do Café Seleto. A criança toma café, coisa de brasileiro. Sempre achei estranha a proibição dos americanos. Laura Ingalls não podia tomar café quando criança e várias outras personagens.  E é ótimo ver o cumprimento do hippie com o careta de terno, tudo em torno do café.

Por falar nisso, vou requentar agora  um cafezinho no microondas, 45 segundos bastam. Tá  um frio daqueles, principalmente depois da burra aqui ter tomado sorvete. Fiquem com as imagens de hoje de manhã. A primeira foi tirada ás 6 e meia, a segunda, ás 7.

brrr!!

5 comentários:

Anônimo disse...

FALA AI UMCAFEZINHO E MUITO BOMMMM , AMEI REELEMBRAR O COMERCIAL DO CAFE SELETO ... O FRIO EU DETESTO MAS, A PAISAGEM NO CAMPO FICA LINDA AGORA AQUI EM SAMPA FICA HORROROSA CHEIA DE POLUIÇAO FICA CINNNNZA HORRIVEL , TEM MULHERES QUE FALAM QUE AMAN O INVERNO SO PRA COLOCAREM ROUPAS ELEGANTES , REALMENTE E LINDO PRA QUEM TEM DIN DIN PRA COMPRAR UMAS BLUSAS CHIQUES NE ... BEIJOS DENISE( SOU MAGRELA SINTO MUITO FRIIIIO)

Rachel disse...

Hummmm, depois desse papinho, até que um cafezinho ia muito bem , por aqui também está muito frio!
Bjuss!!!

Gina disse...

Ah, então você nem vai estranhar o frio daqui. Também estamos com 4-5° pela madrugada.
Aqui em casa adoramos café. Pela manhã, nescafé, à tarde expresso e à noite, café coado...
Tá certo que não acostumo mais com os mais de 40° do nosso Rio, mas esse frio não vou me acostumar nunca!
Bjs.

Laura disse...

Pro cardamomo dar gosto no café precisa ser colocado com o café ainda bem quente, e, isso é muito importante, precisa abrir o cardamomo! O que dá gosto são as bolinhas dentro dele :-)
Cardamomo é o tempero que os árabes usam no café :-)
Beijos

angela disse...

Mas norinha, é só colocar as bolinhas no café ou precis deixar de molho, coisa assim?