terça-feira, 7 de junho de 2011

Vá Lamber sabão!

Sou do tempo que sabonete era presente de aniversário. Sério, Jovem! quando eu era criança a gente ganhava sabonete de presente. Uma tradição! até Laura Ingalls conta que deram um sabonete pra professora! E eu ainda peguei essa onda. As avós, coitadas, não escapavam. Caixinhas e caixinhas de talco e sabonete.

Quando surgiram os sabonetinhos de lavabo em forma de rosinhas foi um auê, tudo coloridinho, muito lindo, mas não lavava nada nem por um decreto! Um inferno, a gente ia ao banheiro queria lavar a mão e o desgraçadinho desfazia as pétalas mas não fazia espuma.
Na casa da minha avó não era assim, a saboneteira dela era pendurada com um ímã, aí o sabonete tinha uma chapinha de refrigerante enfiado nele que grudava no tal penduricalho, era legal.
Aqui, tenho um sabão feito com cinzas fantástico! foi feito pela avó do Jair há mais de , pasmem, 50 anos!!!!! E o bicho é ótimo. Lava que é uma beleza!
Mas, nada igual a esse branquinho, safra da casa.
Todo óleo de fritura usado (uso umas 4 vezes o óleo se for de batata, mas se for de coisas a milanesa, uma vez só) é coado e guardado até fazer 5 litros.
Aí, é misturado com 1 l de soda cáustica e um 1itro de álcool.
Tudo num balde de plástico. Aí a Raquel pega um pau de vassoura e mexe vigorosamente por 20 minutos. Ela gosta, é por prazer!
Não adianta fazer essa cara não, ela gosta mesmo.
Aí para. (agora é sem acento, né?)
Forra um tabuleiro com plástico e deixa o sabão nele por dois dias. Corta e pronto, aí está! sabão pra nós duas! Ela não gasta mais dinheiro com sabão e nos sentimos politicamente corretíssimas! O sabão é ótimo, cheiroso, cheiro bom de limpeza , de pureza, não precisa de cheiro algum! A pele fica macia , é ótimo, recomendo!

5 comentários:

Kenia Bahr! disse...

Ahhhhh Angela! Que tou tentando fazer um sabão há séculos... o último desandou e fiquei desiludida achando que não leveva jeito. Mas bate até que ponto?
Beijo

Cinha disse...

Parabens pelo blog!
Vou daqui com imensas receitas e ideias!
Beijinhos grandes.

angela disse...

Prazer, Cinha!
Kenia, são exatos 20 minutos com vigor. Mas não pode brigar perto do sabão, não pode estar menstruada , nem ter pensamentos ruins. Ninguém pode estar menstruada perto dele, senão desanda mesmo. Se um palavrão for dito, desanda.. é o que reza a lenda e funciona!

Anônimo disse...

Minha mae faz este sabao e otimo , um belo dia ela saiu resolvi fazer uma receita de um liquido , resolvi fazer o dia que ela saiu porque achei se eu fizesse sozinha , ela iria me elogiar surpreeeesa o sabao liquido nao deu certo e ela morreu de rir da minha cara, e melhor deixar pra quem sabe ne ... beijos Deniseee

Kenia Bahr! disse...

Vixe, vou fazer um pouco de meditação, tomar um chá de camomila e pegar a tebelinha então kkkkk...
Eu acredito nas lendas! ;)
Beijo, semana que vem vou tentar então e te conto.