segunda-feira, 4 de julho de 2011

Que abacaxi!

Quando meu filho passou um tempo nos EUA, travou o seguinte diálogo com a "mãe americana"
- Eu gosto de abacaxi, mas muitas vezes preciso colocar açúcar.
- Açúcar?- espantou-se a mulher- mas abacaxi já é doce!
- Nem sempre- esclareceu meu filho- às vezes ele está muito ácido.
-Nunca vi um abacaxi ácido-falou a  mulher. Veja, eu sempre uso dessa marca.
E mostrou um abacaxi enlatado.

Pois é, e ele explicou que abacaxi não nascia em latas, que antes estavam na terra, e, quando na terra, nem sempre eram doces etc e tal. 
Também adoro abacaxis! Mas não sei comprar. Raramente dou sorte. O caminhão surge repleto pelas ruas, oferecem-me fatias suculentas, transparentes, e eu faço todos os processos de escolha: cheiro, aperto, arranco uma folha, mas não acerto sempre, é mais fácil encontrar uma parte podre do que um abacaxi perfeito.
Ah! Lembrei: um dia, expliquei pro marido que ele tinha de arrancar a folha .. rá rá rá! Delicado e fraquinho do jeito que só o Shreck sabe ser, arrancou com a maior facilidade a coroa inteira do bicho!
Enfim, mas eu vi no blog A Cozinha da Janita a belíssima torta solstício! E comprei um abacaxi mais ou menos (a parte gordinha madura, a fina ainda verde , mas a parte gordinha estava com um amassadão marrom)  E fiz quase igual a receita! Em vez de banana passa, usei as bananas secas que tenho na geladeira, antes deixei-as de molho. E eu só tinha 4 bananas d´água.( ou nanica) E também minhas ameixas secas eram como os abacaxis americanos, em lata, mas ficou bem legal.  A versão do Cafezinho com biscoito ficou: um abacaxi, algumas ameixas em calda, 300g de banana seca hidratada, 3 bananas d´água e uma maçã.
Foi uma áfrica processar, preciso comprar um processador decente, o meu é pequeninho, então vai aos poucos, e gruda a tampa, um inferno. Mas existem tantas marcas, tantas voltagens que fico na dúvida e acabo não comprando! Alguma recomendação? Vi um Walita nas Lojas Americanas que está com um preço pagável e é apenas um processador fatiador. Não faz suco ,não telefona, não bate fotos. Mas será que é bom?

Então, aí forrei a forma de torta com papel manteiga (a forma ficou amarelada depois!) coloquei as rodelas de abacaxi com os miolos de ameixa, coloquei a papa de banana com o resto do abacaxi, as rodelas de maçã e o resto da papa. Cobri com papel alumínio e deixei meia hora em forno médio conforme a instrução. Mas achei pouco, aumentei o fogo e deixei mais tempo. Ficou bom!!

Doce, gostoso, bonito, doce  e sem açúcar!
Mas acho que da próxima vez vou trapacear:vou colocar uma meia xícara de manteiga derretida e sobre tudo e um pouco de açúcar mascavo tanto embaixo quanto em cima!
Obs.: tive de colocar nessa forma quando desenformei, pois havia suco. Mas aí, quando fui pegar a forma, e ela estava embaixo de tudo, dois pirex de vidro, os novos claro, foram ao chão............................................................... Caco de vidro pela casa inteira! Se eu fosse um Físico certamente teria aproveitado pra desenvolver a teoria do caos. Mas sou apenas uma escritora , professora aposentada que viu vidrinhos pela casa toda , brilhando como um conto de fadas, num DOMINGO (folga da Raquel) com uma cadela dentro de casa pois torceu o tornozelo..  

8 comentários:

Tricia disse...

ahahahah adorei o dialogo sobre o abacaxi... rsssss

Anônimo disse...

Hummmm abacaxi tudo que vai fica otimo kkkk pode ser ate aquele mais acido ou azedo o ananais aquele baixinho e gordinho uhhhh ele e terrivel de acido mas, vamos la tenho um multiprocessador da Walita ha exatos 21 anos o coitado ta rachado mais funciona que e uma maravilha , e pau pra toda obra nao troco ele por esses cheios de saramaleques , olha que pra aguentar minhas artes o bicho tem que ser bom beijos Denise (a anonima)

Beta disse...

Que saudades de ler seus textos! Gosto tanto e de abacaxi também! bjs e boa semana

Isadora disse...

me diverti lendo seu texto!!!!!!

ficou linda a torta!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Priscila Rivera disse...

Adorei,ri muito com tudo isso...bem divertido! Teoria do caos foi a melhor!!!
Nossa,claro que abacaxi tem que ser sem açucar...é muito doce mesmo. Se bem que sou suspeita pra falar pq gosto de frutas ácidas ou azedas mesmo,como por exemplo a ameixa que adoro mas se estiver doce não como de jeito nenhum.
Angela,vou tentar fazer esse seu doce pra sobremesa de amanha ou de quarta aqui pra visita. Será que consigo??? Veremos...
Não é questão de ser pessimista é que já sei que vai dar errado mesmo( To brinacando)
A recomendação: Acho que o melhor é comprar no Polishop mas não pela internet. Bom mesmo é ir na loja e ver todos e olhar e pegar e perguntar tudo que quiser pro vendedor ;-)

Nane Cabral disse...

Angela, adorei o post do abacaxi, rs... nada como frutas "de verdade",rs... Essa semana terá sorteio por lá, participe! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Fabiola disse...

Oi Angela!
Recebi ontem o seu livro. Muito obrigado mesmo, ganhei meu dia depois que tivemos problemas com o encanamento de casa. Então agora é relaxar e curtir a leitura depois de limpar a sujeito que ficou pra trás. E o pessoal, quando vem passar aqueles dia na sua casa?
Beijão
Fabiola

angela disse...

Já passaram, Fabíola, foi no feriado!
Tricia, Denise, Beta, Isadora, Priscila, obrigada! Tentei plantar abacaxi aqui, mas não pegou nem por um decreto.