terça-feira, 12 de julho de 2011

Tô feita

Posso dormir sossegada. Caso precise voltar a trabalhar já sei o que farei: pães e biscoitos!
Tenho um dom. Sério. Ou foi sorte... Talvez. O que sei é que ontem, atacada como sempre (gente.. só pode ser doença, é a Raquel entrar de férias que tenho furor criativo culinário e decido fazer zentas coisas no mesmo dia!)
E podem ir pegando o mouse pra dar um copy and paste pois vale a pena! Dá pra notar que o dom não é de fotografar ou de equilibrar.. mas esses pães céus!! Sabe perfeição? maciez, sabor, textura, fofisse, crosta.. é daquelas comidas que todas as palavras maravilhosas se encaixam: aroma, tostados, macios...
Então, 560 g de farinha de trigo
3colh sopa de óleo de canola
3 colh sopa de açúcar
2 colh chá de sal
3colh e meia de chá de fermix
meça um ovo desmanchado e leite desnatado pra fazer 310ml
Aí, é colocar na máquina de pão no ciclo massa.
Realmente é o melhor  uso da máquina.  Quando apitar, está fofo, alto. Aí, é fazer bolinhas e colocar em tabuleiro untado.  Cobrir com um pano de prato e esperar mais uma hora.
No fogo alto e quente colocar por 10minutos. Abaixar e mais dez minutos ( o meu forno é ruim, não estabiliza e estava muito quente porque eu tinha acabado de fazer essas maravilhas..

Ainda bem que meu filho só se casa em outubro! porque já comprei o raio da roupa e tem que caber até lá. Mas a partir de setembro eu manero. Até lá, dá-lhe biscoitos! 200g de polvinho doce, 200g de farinha de trigo, 200g de fubá de canjica,200 g de margarina, 200g de açúcar.
E ir amolecendo com água morna até ficar no ponto de massa-amolecida-com-água-morna.
E fazer os rolinhos. Passar em açúcar cristal e colocar na assadeira untada de margarina. Demora quase uma hora pra assar no tamanho maior. As bolinhas, como eram a segunda leva, foram rapidinhas.  Sabe aquele biscoito perfeito pro cafezinho? faz crock , gruda um pouco no dente, pois o açúcar carameliza.. hummm.. bom demais e rende pra caramba.

Ah! mas a saga da finalização dos queijos continua!
Essas forminhas são o bicho! Maravilhosas! silicone, lindas, não precisa untar, enfarinhar, nada.  Eu ia fazer suflê, mas acabou virando muffin. Minha base de suflê é: duas colheres de farinha de trigo, meia xícara de leite (sempre uso desnatado e agora da marca Quatá, o melhor de todos) um ovo (gema separada e clara em neve) uma colherzinha de sal, duas colh de margarina derretida .  Aí é acrescentar uma xícara do que quiser (milho, legumes.. )Mas eu coloquei também uma colherzinha de fermento e duas colheres de farinha de arroz  e uma xícara da tal ricota defumada apimentada.
Muito bom! mas é sofisticado, então imagino que seja perfeito pra colocar em formas de empadinhas e servir como aperitivo. Comemos com molho de soja e ficou bárbaro. Ficou bom quente , ficou bom frio, ficou bom gelado. Acho que deve ficar bom até com mel!

Ah! terminei de ler  Tree by Leaf, da maravilhosa Cynthia Voigt . Não me apaixonei tanto quanto os livros da série dos Tillerman, mas ela escreve muito bem. O interessante é que continua falando em caranguejos. Dessa vez é sopa de caranguejo! praticamente dá a receita. Além dos caranguejos, a personagem principal toma sempre mingau de aveia pela manhã. Gente.. como eu detesto mingau de aveia!  Aveia só em biscoitos. Talvez algum dia eu aprenda comer aveia de outro jeito.  Também há uma refeição de galinha cremosa.   Deviam traduzi-la!

Olhem só quem me acordou hoje!

AA! antes que me esqueça, está havendo sorteio do produto 4 minutos da arriver aqui
é muito bom!! já me inscrevi, mesmo tendo vários potes de geleia guardados!

5 comentários:

Gina disse...

Escolho o muffin, mas aceito um de cada!
Bjs.

Casa Decorada disse...

Oi Angela, vim retribuir a visita la no CASA e esclarecer o post que gerou duvidas srsrsrsr....logico que tiro as imagens que posto de varios blogs, sendo a maioria estrangeiros. Nao me importo e nem nunca me importei em dividí-las, tanto é, que sempre coloco abaixo os links de onde as retiro.Esse post é antigo, (se clicar no link dele, irá para o dia que postei), resolvi coloca-lo novamente na intençao de ajudar quem tem esse problema entendeu??? Bom agora que esclareci srsrsrrs quero um pao daquele la de cima por que acabei de passar um café srsrsrrsrsrrs
Bj e obrigada pelo carinho.
Valeria

Anônimo disse...

Amei os paes e os biscoitinhos hummmm com um cha de gengibre tudo de bom agora sobre a aveia ec odeiooooo e melequento o mingau nao vai beijos Denise

Gina disse...

Angela,
Grata por ter me avisado sobre aquela mensagem que aparece quando entra no blog.
Já fizemos uma correção em determinado script. Gostaria que você me dissesse se persiste a mensagem, ok?
Bjs.

doces abobrinhas disse...

amei eles nas forminhas de cupcakes!! sera que dou conta?
hj estou retribuindo minhas visitinhas, e carregando alguns links pra lá...estou levando o seu!
um bj doce
roberta
www.docesabobrinhas.com