sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ainda em tempo de estreias

A tática da minha mãe com ajudante nova era dizer: oq ue você cozinha melhor? a moça dizia e era isso o que comeríamos. Uma falou que era expert em nhoque. Ah! que beleza de prato sobre a mesa! Meu pai atacou com vontade, parecia que tinham sido enfileirados, tão lindos. Mas o berro de Quincas se fez: Cru!!!  Estavam crus.
Como de outra feita, que em um bar de estrada, pedimos o almoço, essas mesas plenas de pratinhos, e uma gororoba surgiu:
- O que é? indagou minha mãe.
-nhonhoc, a senhora conhece?

Talvez por tudo isso, talvez por nada, nunca fui de nhoc, nhoque, nhonhoque. Achava massudo. Mas cresci e a culinária me interessa, e comprei uns artefatos em lojas de 1,99 que não tem nada de 1,99, só de 8,99, 6,99.. A coisa parece uma nave espacial de plástico branca, com pernas, não entendi o uso e não usei. E fiz nhoc de arroz!
Assim: cozinhei uma caneca de arroz sem nada, sem sal, nada. Processei depois de cozido, ficou mais ou menos. Juntei meia xicara de farinha de trigo, um ovo e sal e amassei tudo, e coloquei um pouco de azeite e um pouco de água até dar pra fazer rolinho. Cortei os rolinhos e tchibum na água fervendo!
Mas tchibum aos poucos, uns 4, 5 de cada vez, eles ficavam lá no fundo, aí começavam a dançar e eu os retirava com escumadeira. Colocava-os em peneira. Aí, num pirex azeitado, depositei os incautos que mal sabiam de sua sorte, e um pouco de molho de tomate feito em casa com tomates cerejas, bem quente,  e quase nada de queijo ralado. Forno
Fiquei fã!



2 comentários:

Gina disse...

Nunca tive o dissabor de comer um nhoque cru e gosto pra caramba deles, mas nada de excesso de farinha, pelamordedeus! Ficam parecendo tudo, menos nhoque.
Menos é mais! Quanto mais simples, melhor, mas vem cá, com molho caseiro ainda por cima, tinha que ficar bom!
Com arroz não me lembro de ter comido, mas já fiz com mandioquinha. Fica delicioso.
Bom final de semana!

Bruna do Gourmandisme disse...

Eu simplesmente amo nhoque, de batata, mandioquinha, abóbora e mais recentemente, de banana-da-terra! Fico feliz que você tenha se juntado ao time! rs beijos e bom fim de semana!