terça-feira, 23 de agosto de 2011

É uma brasa, mora!

Continuando a temporada de inaugurações, decidimos que era dia de desembalar a churrasqueira. Pedi ajuda aos universitários, claro. Jair era o mais animado pois, pra ele, a melhor comida que existe no mundo é asa de frango na brasa.
O dia prometia, temperatura amena, brisa fresca de espantar moscas, nada de sol nem de chuva. Asas e entrecoxas no tempero comum, alho, sal, vinagre, e uma vontade imensa de provar as anunciadas Truta na brasa, que existem nos cartazes da cidade.
Inicialmente, uma briga entre homem e fogo.
Imaginei o primeiro ser que esfregou uma pedra na outra e obteve faísca lutando para sua manutenção.
 Os homens debatiam: alcool é perigoso, Jair! envolva pedacinhos de papel no álcool e os deixe na brasa! podexá .. Dona Angela me arruma uma tampa de panela pra abanar.. é melhor comprar o carvão que já vem com acendendor, uma cortiça grande.. o bom é uns graveto de bambu...
e tasca-se graveto o que resulta numa camada de cinza..
Finalmente, o homem venceu! os carvões aceitaram a derrota e ficaram em brasa!
Aí começa.. abana, vai, vem,gradeia, e as asinhas vão dourando e metade do arsenal de pratos e talheres saem da cozinha pra ocupar mesas e cadeiras.
A menina surge: -mamãe está fritando um bolinho e sujou a cozinha toda!
 eu, burramente, brico:- deixa de ser fofoqueira..
e ela: tá com o braço todo queimado!
E lá vai o Jair correndo acudir a mulher. Coitada! foi fazer um bolinho de espinafre, sem receita medida, misturou ovo , espinafre e farinha e o bicho explodiu no óleo quente! Ela espalhou borra de café pelo braço, brava mulher!  Porque será que isso aconteceu? Jair cismou que é por ser fresco demais, verde, acabado de tirar da horta.. não, não acredito.
Voltamos às asas. E envolvi uma truta congelada em papel laminado também. E vou te contar um caso: fica verdadeiramente uma delícia!
Isso aí em cima foi sobra, para a alegria dos cachorros. De resto, roemos ossos e tudo. Mas, sinceramente.. não vale a função. Eu pensava que a minha falta de animação a atender a convites de churrasco se devesse apenas à trilha sonora, mas vi que não. Pelo menos estou preparada pro dia 21-12-2012, na falta de combustível, voltaremos ao carvão.

2 comentários:

Anônimo disse...

KKKKKKK isso foi so pra assar umas asinhas e umas trutas kkkkk que trabalhao doido ate eu que amo churrasco ou qualquer coisa que va na brasa , desanimaria o negocio deu muito trabalho pela sua descriçao. Comprei uma grill no shoptime a bicha e maravilhosaaaaa tudo que quero ligo a danada na tomada e tcham e vapt e vupt tudo , que quiser assar fica otimo e melhor , com cheiro e sabor de churrasco e tem mais facil facil de limpar que e tudo de bom tambem ne beijos Denise

angela disse...

Nem me fala do grill do shoptime, Denise! O primeiro que tive funcionou e , literalmente, explodiu. O segundo ainda vive, porém gruda tudo. O terceiro já veio com defeito. Mandei consertar. O defeito continuou.
O shoptime já teve seu período de gloria, agora.. nada mais presta. Esse fim de semana a auxiliar me auxiliou demais e quebrou a tampa da minha panela de pressão elétrica, que é a sétima maravilha do mundo, da primeira leva do shoptime. Achou que tinha quebrado, ao perceber depois de dois anos a válvula balançando, resolveu consertar.. 90 contos uma tampa nova sem borrachas.. estou na dúvida ainda sobre o que eu faço. Aproveite o grill! Faz um roastbeaf fantástico!