terça-feira, 16 de agosto de 2011

A primeira vez

É muito bacana amadurecer e, ainda assim, ter experiências inaugurais.  Algumas dessas novidades se devem ao fato de que preconceitos nos impediram de provar. Outras, por não existirem mesmo na nossa vida. Cogumelos , pra mim,são novidades. Conheci apenas champignon, coisa de gente chic, de gente fina que fala francês. Terrível. A boca se abria pra morder um gostoso pedacinho de carne em um estrogonofe e mordia, em vez da proteína, um estranho cogumelo. Bontinho, sem dúvida, mas com um gosto seiláoquê e uma textura mais seiláoquê ainda . Mas hoje cogumelos mudaram de nome e de país. Deixaram de ser franceses para virarem italianos: funghi..  e , para tantas viagens, devem ser secos, funghi secchi..
A primeira vez foi na ida ao Rio, comi um macarrão com eles de gritar aleluia no restaurante. Fiz a encomenda, movimentei família e obtive os funghi secchi..
Como preparar?
Pesquisa-se em blogs, livros , e cada um fala de um jeito. A maioria mete um vinho proibido à minha enxaqueca.
O jeito é tirar um pouco de cada um.
coloquei os estranhos na água.
Meia hora depois já estavam moles e nojentinhos, no ponto.
Usei a água na água que ia cozinhar o macarrão.
O macarrão ficou pronto!
Numa tefal, coloquei os cinzentos picadinhos, bem picadinhos com um pouco de leite  e sal. Ferveu. Aí azeite e creme de leite. Provei.. hum...
a casa ficou com aquele aroma especial, diferente (minha cozinha é aberta, não tem parede) e o marido sorriu feliz!
Recomendo!

5 comentários:

Norma disse...

Oi Angela, como vai vc? Menina e num é que eu tbm tenho enxaqueca...num sei que grau que é a sua...mas a minha chega a adormecer e formigar um lado do meu corpo...fico com a visao turva e com dificuldade ate para falar..Diz o medico que é a minha por ingerir alguns alimentos, e se eu passar uma emoção muito forte tambem tenho crise...é terrivel não é??? Deus nos livre de uma crise !!!

Mundo do Sabor disse...

Ângela,também para mim ,na infância muitos sabores eram estranhos, me adaptei bem depois que cresci,e as meninas puxaram á mãe, e surpreeendem as pessoas ao gostarem de cogumelos, molho barbecue,madeira,alcaparras,molho de mostarda,pimenta e outros.Elas tem 8 e 5 anos, mas só de vez em quando, no dia a dia, muito alimento integral, frutas e leguumes!!!

Beijoooos amiga!

Gina disse...

O funghi foi amor à primeira mordida. Simplesmente, a-d-o-r-o!
Vivo descobrindo ingredientes novos ou pelo menos novos para mim... e me delicio.
Bjs.

Anônimo disse...

Funghi , shimeji shitaki todos eles sao otimos sabores diferentes mas , maravilhosos . Faço assim provo de tudo pra depois dizer se gosto ou nao ate agora a unica coisa que nao provei no meus 45 anos foi a bendita buchada de bode mas , se eu achar um lugar limpinho bonitinho de acordo talvez ate prove kkkkkk abraços Denise ( anonima)

angela disse...

A buchada provei no Maranhão, num local fantástico: lençóis!
Os cogumelos sempre me apavoraram um pouco, acho que por causa da Alice.