segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Fiz Ravioli!!!

Comprei pelo mercado livre a forma de ravioli. O vendedor é Panafone, bárbaro! Responde às dúvidas com presteza, envia assim que a gente paga, e , o mais legal é que vai enchendo a nossa caixa postal: diariamente nos informa a quanta anda o pedido, a gente não precisa ir até o site do correio pra saber, eles mesmos fazem isso.
Forma na mão, mão na massa!
pra cada 100g de farinha de trigo , um ovo e uma colher de sopa de azeite e...pois é, uma pitada de sal, mas eu esqueci de botar, não fez falta.  Aí, misturei tudo e tive de colocar um pouco de água. Ou os ovos eram pequenos ou o fato de eu ter misturado tudo sem critério, sem bater primeiro, por exemplo, interferiu. Aí,deixei num saco plástico descansando sobre a pia por uma hora. Enquanto isso, fui fazer o recheio, eu ainda tinha um peito de frango, cozinhei, só isso, normalmente com temperos e caldo de frango feito em casa. Aí processei, e pronto.
E chegou a hora mais difícil: esticar a massa.
Deve haver algum macete, algo que não me contaram, pois a de todo mundo é certinha e a minha parece um cogumelo gigante amarrotado. A beirada está pra baixo porque aprendi com o Claude  Troigross no Que Marravilha a fazer o .. aprendi vírgula, eu vi ele fazendo e quis imitar. Então , a gente prende a massa na beirada com a barriga e estica com o rolo. Claro que ele tem muuuuuito mais barriga que eu, pra ele é mais fácil.  Coloquei sobre a forma de ravioli , enfiei o dedo pra afundar a massa, o que não foi uma boa idéia, pois a unha corta a massa. Revi o video do cara: uma bolinha de massa ajuda.
E um tiquinho de nada de recheio.
Pincela-se as laterais da forma com uma gema de ovo, quer dizer, da massa, e tasca-se por cima outra massa. Tem que se fazer isso senão não gruda. Não mesmo. Não gruda mesmo. Pode acreditar. Não gruda. Eu esqueci de fazer, tive de refazer. Tem que botar gema pra grudar.
A engenhoca vem com um rolinho muito maneiro mas que não adianta muito. O velho rolo de pastel é mais prático, pois há que se fazer pressão. Ó, fiz com 200 g de farinha, deu três formas cheias.  Mas como sou pouca prática, terminei de cortar muitos deles na tesoura mesmo. Cortando e botando no pratinho.

Muuito bem. Eu já tinha colocado os cogumelos secos de molho então cozinhei os pasteizinhos na água dos cogumelos.

Provei: vi que era bom.
E mais, fritei um , ficou ótimo. Coloquei um no forno, ficou bárbaro!  As possibilidades são ilimitadas!

Aí, pra esnobar de vez, refoguei os cogumelos previamente processados com um pouco de azeite e alho, tasquei creme de leite, tudo isso sobre o ravioli já cozido, um tanto de queijo parmezão ralado por cima, e pra barbarizar logo de vez, um pouco no forno pra gratinar.. Aí na foto foi antes do forno.
Claro que sobrou muuuito recheio, a coisinha é pequena, então, processei duas fatias de pão de forma com o resto do frango cozido, ervas frescas e fritei e pronto e deixei agora todo mundo com inveja!



7 comentários:

Anônimo disse...

Hummmmm ficou otimo gostei da dica com o resto do frango, ha a forminha e uma gracinha e funciona beijos Denise.

Gina disse...

Estava pensando agorinha "cadê a Angela"? Chego aqui e encontro você se batendo com a engenhoca dos raviolis.
Gosto de coisas que funcionem, caso contrário, farão parte do "museu".
Saudade de você!
Bjs.

Denny disse...

Gente, adorei seu jeito de passar a receita, hahahahaha! Cadê um lugarzinho pra gente assinar e receber no e-mail, hein, hein? Porque eu já nem quero perder mais nada, mas contar com meu cérebro de cotovia é sacanagem!


Amei essa aí do ravióli. Minhas massas nunca ficam grande coisa e sou péssima em modelagem, mas marido é ótimo, aí ponho a mão dele na massa, rs.


Bjo!

DW disse...

fomeeeeeee! essa dai deu agua na boca!
minha vo fazia... voce botou bastante farinha na pia... nao sei porque a sua nao fica redondinha... a dela ficava.

ela tambem fazia massa de macarrao, cortava com a faca, ficava certinho... rs

mas, adorei zilhoes!
bjks

angela disse...

E!! Denny, o lugarzinho está lá no alto a direita, acho que é a primeira coisa que aparece. O jeito de escrever é o da moda: "reality show" rá rá!
Gina, a engenhoca é ótima! adorei, vou inventar outras massas usando a horta! E eu tô aqui, acompanho sempre seu blog, não perco nenhuma de nada!
Denise anônima, funciona mesmo, e o site funciona, isso é bárbaro.
DW, eu já tinha feito macarrão antes, até me achei,porque pendurei os ditos em cabides e com isso, imagine!! dei uma dica pra Neide Rigo!! Quando é que a gente pode imaginar que pode retribuir algo pra ela?
Comemos tudo! Hoje o marido vai comer salsicha, dia sim dia não tá bom demais!:-)

Andréa disse...

OLÁ ANGELA TUDO BEM?
QUE MARAVILHA DE RECEITA FICOU 5* A SUA MASSA,PARABÉNS!

AMEI A SUA VISITA AO MEU BLOG!

BEIJOS....

Mundo do Sabor disse...

Huuum adoro massas, fiquei com água na boca.

Beijinhos