terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Maçã

Pois é, ja´ falei bastante dela aqui ma ooo frutinha para dar assunto! O tal pomo, símbolo da queda de Adão, é o mesmo que simboliza a redenção no novo testamento. Pelo menos foi assim que os pintores renascentistas o trataram, e, ao que parece, é assim que Apple aparece como fonograma dos Beatles, para que, mais tarde, em mais um ato larápio do falecido Jobbs, virar o símbolo dos computadores.  E a gente nunca sabe nada mesmo, era maçã ou romã o laranja? E porque virou símbolo do pecado da luxúria? ora, Deus falou crescei e multiplicai-vos e não casai e multiplicai-vos.. mas, nós.. homens.. aí, Van Eik nos deixou essa maravilha de pintura: o casamento de Arnolfini.

Essa beleza, uma das intrigantes obra da história das artes, foi pintada em 1421 e, ao que parece, servia de "certidão de casamento", pois, naquela época, dispensava-se a presença do padre, bastando duas testemunhas. E no reflexo do espelho circular, ao centro da parede do fundo, vemos as duas testemunhas pintadas, uma delas, o próprio artista. A moldura da cruz traz as estações da via sacra e a tela é recheada de símbolos de fartura, amor, prosperidade. Arnofine, um banqueiro italiano riquíssimo que morava em Bruges na Holanda, está descalço, seus sapatos de madeira aparecem no canto inferior esquerdo, pois era assim que se casava,  e estão na porta, pois ele é homem do mundo. Já os sapatos vermelhos da noiva Giovanna estão ao pé da cama, lugar onde a mulher deve estar: em casa! Uma única vela acesa simbolizando o olho de Deus; Santa Marta e o dragão entalhados na cabeceira da cama para dar proteção aos nascimentos e sim, o vermelho da paixão, o vermelho da maçã , talvez daí o motivo dessa fruta ter tantos significados e escolhas.. E o que a maçã tem a ver com isso? Nada, mas na janela há uma laranja que também era conhecida como Pomo de Adão . 

Então, como estou com MUITAS maçãs, algo tem que ser feito! Eva, com ela, descobriu a lei da gravidez, Newton, por causa dela , descobriu a lei da gravidade. Eu tenho de descobrir algo também!
As minhas são mais duras que as compradas em mercado e há um pouco de cica na casca. Mas  são ótimas. Como não são perfeitas, são mais chatas para descascar, assim, meti-as no processador  cortando-as em laminas finas. MUITAS. Enchi o pote. Cozinhei um  pouco para amaciá-las com um pouco de açúcar mascavo. Escorridas,  envolvi as lâminas numa mistura de farinha integral, açúcar mascavo (pouco, tudo pouco, duas colheres de cada) e canela. Um único ovo batido foi de penetra na mistura, bem misturado mesmo. E isso foi ao forno. Ó, vou te contar um caso: ótimo! Muitas lâminas de maçãs ligeiramente adocicadas, perfeitas como sobremesa ou lanche! E viva a maçã!

2 comentários:

Simples Assim disse...

Oi Angela,
Ótimo texto, ótima sugestão.
Bj,
Lylia

Andréa disse...

OLÁ ANGELA,
A MAÇÃ DAR UM TOQUE ESPECIAL NOS PRATOS, GOSTO MUITO DE RECEITAS QUE LEVAM MAÇÃS PRINCIPALMENTE TORTAS!

BJS..♥