domingo, 29 de janeiro de 2012

empadão e mococando

Só acontece comigo ou com todos que usam óculos? Estou muito bem da vida no computador, digamos. Aí o timer apita. Lá vou eu, célere, abrir o forno esquecida de que estou com óculos na cara. Pronto! embaça na mesma hora! e fico lá, Tô cega! tô cega!
Enfim, foi o que aconteceu, mais uma vez, ao fazer esse ótimo empadão.
Não sou muito de fazer empadões pois minha irmã tem uma teoria que tudo que engorda termina com ÃO, e eu, que acredito em tudo, evito. Macarrão, salsichão, pão, empadão...
E nem todos eu gosto. Há quem faça uns com uma massaroca de maizena com caldo de galinha pronto.. fica enjoativo.

Ah! mas esse é uma delícia como gostei !
E fiz do modo preguiçoso, comecei preparando o peito de frango, misturando tudo no processador. Não cozinhei antes pra depois desfiar, fiz ao contrário do que devia.
No processador, coloquei uma bandejinha de peito de frango com um punhado de salsinha, meia cebola, sal e pronto. Aí é que fui refogar com azeite e alho. Como estou sem tomates, coloquei duas colheres de pomarola.
Juntei ao recheio  um copo de iogurte( no meu caso, faço, tenho sempre na geladeira) com dois ovos batidos.

Massa:  a receita manda 350 g de farinha de trigo, mas tenho algum problema psicologico que me impede de seguir medidas e receitas, mais por preguiça do que por rebeldia, vou tascando que nem Deus criando o mundo. Fiz e vi que era bom.
a receita manda 150 g de manteiga ou margarina sem sal gelada. Fiz com duas colheres de sobremesa de manteiga Mococa e uma colherinha de sal. Mistura bem a farofina e acrescenta um pote de iogurte.
Ó, eu até que estava bem comportada, mas na hora de abrir na forma, vi que não daria pras duas partes, então fui aumentando a farinha e a manteiga no olho.
Forra-se a forma... o que pra mim não é lá muito fácil..  e fura-se o fundo da massa. Coloca-se o recheio, cobre-se com o resto da massa e pincela-se a massa.. AAA!! foi isso! lembram os dois ovos? sou pão dura, então não coloquei os dois inteiros no recheio, separei um pouquinho pra colorir o empadão.
Que delícia!!
Por causa do iogurte, puxa um pouco pro azedinho aos paladares  mais apurados como o meu ( não perco a chance de me elogiar também!) então, achei que se eu tivesse tascado umas ameixas no recheio e umas azeitonas ficaria divino. Comi, então,acompanhado de ameixas, bárbaro. E a massa por si só já vale a vida.

Que tal?No kit mococa veio o Festa Beijinho.
Abri, pois coco não me dá enxaqueca e eu não aguento mais ter enxaqueca. Sucesso total! A menina amou! é uma delícia, mas é meio estranho na hora de tirar da lata, é de comer de colher de tão bom. E fui fazendo adaptações. Uma foi essa acima, delícia! forrei uma ameixa com o doce e amei. Aí fiz novamente e ficaram dois pedaços de fora, mais umas passas, um cabelinho de coco ralado queimado (adoro!) e aí está a alegria da criançada!! Por mim ficava fazendo mais e mais bichinhos e coisas, mas, como iria comer tudo, parei. Daria um ursinho panda lindo!!!

2 comentários:

Nane Cabral disse...

Humm... que delícia de empadão. Tenha uma ótima semana! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Andréa disse...

CUTE CUTE DE DOCINHO EU QUEROOOOO!
GOSTEI DO EMPADÃO,A MASSA E O RECHEIO SÃO ÓTIMOS!

TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
BJS...