segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mococando 1 e acabou o fermento!!


Mocoquei!! Ah, que delícia de facilia!! Muito fácil e bom e simples e legal as pampas. Comecei usando o Molho de estrogonofe Mococa do kit que ganhei do concurso do blog da Renata-Eterno-Prazeres  . Fiz um peito de frango em tirinhas fritinho em pouca margarina, temperado no vinagre, alho e sal, acrescentei cebola, um pouco de caldo de galinha caseiro, aí , na hora de servir, coloquei o molho por 5 minutos. Uma perfeição! o cheiro é delicioso, a cor é linda e o sabor é suave. Quer dizer, dá pra usar em qualquer coisa, não altera o sabor da coisa, só valoriza e, também, não impede de cada um acrescentar suas predileções. APROVADO.  Até inventei uma propaganda: E você? já Mococou hoje?  rá rá!!
Amanhã tem mais!
Para acompanhar, além dos meus chuchus fantásticos que nem ouso temperar, o resto do purê de batata virou bolinho assim: um ovo, duas colheres cheias de queijo ralado, farinha suficiente para  fazer bolinhas. As bolinhas foram feitas com a mão molhada, a assadeira untada com azeite Cocinero e forno! Bem saudável!!

Aqui faz sol pela manhã e chove à tarde. Então não dá pra ir até à cidade pois o barro é muito. E pão faz falta. Serelepe da vida, vou fazer pão: abro a máquina de pão coloco um ovo misturado com leite desnatado dando a quantidade de 310 ml no total. Por cima, tasco 560 g de farinha de trigo. NO cantinho, duas colheres de sopa de açúcar, no outro cantinho, duas colheres de margarina, no outro, duas colheres de chá de sal. Afundo a farinha no meio e.... cadê o fermento? Só tinha menos da metade de um sachê de fermento !!
Então, é isso. Máquina na função 7 (massa) e deixa pra lá.
Cresceu?
Claro que não.
Fui estudar e aprendi uma coisa: " quanto mais tempo de descanso do pão menor a quantidade de fermento" Então obedeci. Deixei o pão por lá e ele cresceu! Depois de crescido, peguei na mão mesmo, abri, enrolei e mantive na máquina esperando. Só depois de mais uma hora que coloquei no forno, sempre daquele jeito: forno quente, dez minutos em forno no máximo, 20 em forno médio.
Não é que funcionou? Que pão lindo e delicioso!!!

6 comentários:

Beta disse...

Angela você precisa cobrar os direitos autorais, criou um slogan super legal!!
O pão ficou com uma cara ótima! bjs

Mundo do Sabor disse...

Ângela você também ganhou um kit do blog Eternos Prazeres??Parabéns! e o kit que ganhou no meu blog,já chegou?????

angela disse...

Buá!!!Você não está acompanhando.. buáaaa!! Claro que chegou! tanto que estou mococando! e fotografei tudo!:-)) está no post anterior!:-)))
Beta, se usarem cobrarei!:-))) E mais ainda, pois estou encantada com as possibilidades!

Dorothea Piratininga disse...

Esse pão deve estar uma delícia...! Passa a receita, Angela!
beijos,
Dorothea

Josy disse...

Eu ja mocoquei hoje Angela rsrs. Menina seu pão ficou ótimo, uma fatia dele com uma manteiguinha e um cafézinho quentinho era tudo o que eu queria pro meu café da manhã...bjocas

Mundo do Sabor disse...

Estava de férias Ângela, estou começando agoa a visitar os blogs amigos.

Beijoooos