terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

mandioca, aimpim, macaxera! 3 em um!

Pois é, começando com a delícia das delicias que peguei receita no site do Mauro Rabelo. Veio com um nome, chipa, acho, mas no fundo é um pãozão de queijo.. ó.. é a segunda melhor coisa do mundo! Facílimo de fazer, só suja dois recepientes se você não for ataloda como eu pois eu consegui sujar até a parede do fogão, mas Junior me ajudou a limpar

Nossa! nossa! Assim você me mata! delícia! delícia!
a receita dizia:

Mas eu coloquei mais meio copo de polvilho, usei o azedo, não medi o queijo e usei azeite. E usei o mixer pois o meu liquidificador é de pobre, então só mexe o que está perto da lâmina e logo esquenta.  Tenho saudades do meu antigo! Durou de 75 a 99 e só acabou porque caiu no chão, e olha que eu dividia ele com  a vizinha! ela usava o meu liquidificador e eu a enceradeira dela de vez em quando, mas aí a empregada dele devolveu o liquidificador e houve um lapso de tempo entre ela entregar e eu pegar, pronto, estilhaçou tudo. 
Desde então já tive vários, nenhum prestando. 


RECOMENDO!! a massa fica uma delícia e bem mais barato do que comprar pão de queijo, e fica pronto em 15 minutos, quente é ótimo, frio é ótimo, e dá pra rechear!!!



Pois é, aí como tinha sobrado carne moída resolvi fazer bolinho de aipim.  Nunca tinha feito, então fiz uns empanados , bobagem pura, e outros simples, assim: aimpim cozido com sal, umas salsinhas bestas, o resto do queijo ralado pra não jogar fora, e só. Abrir na mão, colocar o recheio que quiser - no caso carne moída e queijo de minas- e fritar e descobrir que a vida vale a pena!!


Mas aí é que entra um problema: tá, eu estou lá , feliz da vida abrindo a massa na mão, uma mão com a massa aberta a outra pegando o recheio e.. coça a cara, coça a perna, um fio invisivel de cabelo se mete entre o meu olho e a lente dos óculos.. ah.. fala sério.. Pedi ajuda ao marido, claro, mas ele enxerga menos do que eu... enfim, caiu aipim no chão,  e eu tive de ter cuidado pra não pisar pois esse tapetinho verde caro pra dedéu foi a minha salvação na cozinha  mas pra limpar é o Ó. 


Mas, tudo vale a pena quando a fome não é pequena! 
e sobrou aipim, coisa séria, pois segundo o Jair, só tem mais dois, plantou 70 mas só em agosto..  resolvi fazer pão, claro, minha verdadeira vocação! eu ficaria rica se conseguisse repetir uma receita que fosse!  Mas sou que nem o marido nessa hora.. já contei que ele tinha um quiosque na Lagoa? pois é, um dia encomendou umas esfihas, abriu todas.. pronto, misturou tudo, espinafre, ricota carne.. aí chegavam os fregueses:
- por favor, uma esfiha.. tem de quê?
- espinafre, ricota , carne ..
- Uma de ricota e duas de carne..
- Ah, escolher não pode não...


E os fregueses pensavam.. que quiosque louco!!
Eu tinha de me apaixonar por ele, nè?
Enfim, peguei uma xícara de água e coloquei na máquina de pão, mais o resto do aipim amassado, mais um tanto de farinha, uma colher de açúcar, uma colher de margarina, uma colherzinha besta de sal,  e meio pacotinho de fermento pra pão em pó e deixei na função massa. 
Ih! que beleza! cresceu que foi um espetáculo!

aí fui pegar a massa.. tudo grudado nos dedos!! e tirava de uma mão e grudava na outra.. então acrescentei farinha até desgrudar, mas não  a ponto de ficar com cara de massa de pão mesmo. E tentei rechear com queijo, pela foto verão que a tentativa não deu lá muito certo.. mas que delícia de pão!!!!! esperei mais uma hora antes de colocar no forno, cresceu tudo de novo lindamente!

5 comentários:

Anônimo disse...

huhuhuhuh achei a receita do chipa ate hoje so havia comido os que vendem no ( EXTRA ) supermercado e vou te dizer e caro pra caramba mas , uma delicia .Gostei e muito beijo Denise

angela disse...

Denise, e é barato! e é bom MESMO. Quando eu imaginei os recheios o homem enlouqueceu, falou que vai ficar comendo sem parar. Ontem nós dois comemos tudo. Um horror!!

Denise Rocha disse...

Ai ai... eu me divirto com suas histórias. E as suas receitinhas boas.

Uma boa noite kerida.

Um abraço.

Téia

Andréa disse...

HUMMMM....QUANTAS DELICIAS!
A RECEITA DO PÃO DE QUEIJO DE FÔRMA É ÓTIMA VOU FAZER NÃO DÁ PRA RESISTIR MESMO!

BEIJINHOS..♥

Adriana Barreiros disse...

vou comprar os ingredientes hoje!