segunda-feira, 19 de março de 2012

Mais pão velho e pedido de ajuda aos universitários!!

Olá!!
Seguinte, eu sofro de enxaqueca. Cada dia é diferente. Hoje em dia, graças ao SUMAX a dor não me enloquece. Mas está cada vez mais frequente. E haja dinheiro e sumax. O médico daqui me jurou que se eu parar de comer leite e seus derivados por 3 meses nunca mais tenho. Então, a partir de HOJE, dia 19 de março, dia de São José, não entrará na minha boca nada, absolutamente NADA que leve leite. Ovo de Páscoa? só depois da Páscoa! sim, porque dia 19 de junho eu avaliarei a decisão. 
Então, pensando nas possibilidades, vi que a ÚNICA coisa que vai ser barra pesada é o tal café com leite noturno, e, às vezes, matutino. Sinto uma espécie de fominha que só o café com leite resolve.  Já tentei com leite de soja.. blearghson!! Mas tentei. Porém, aqui onde moro, nem o raio do leite de soja sem açúcar e sem frutas existe. 

Peço encarecidamente a vocês , naturebas ou não, que me encham de receitas e ideias sem leite!

Visto isso, o aproveitamento do pão velho. Aquele pão francês que só serve para torrada , sabe? além do post anterior de bolinhas fritas de pão, bem legal, descobri que viram panquecas e waffles!! A foto acima, apesar do xadrezinho é na consistência de panqueca. Um pão e meio gerou 4 waffles duplos. Molhei o pão com kefir,  molharia com leite, porém choveu aqui exatamente no dia em que faríamos compra e tivemos visita da filha. Então, não quis arriscar a sorte com o pouco leite restante. Deu certo, mas eu faria novamente com leite ( e certamente farei se a experiência enxaquecal não funcionar) pois o kefir, embora saboroso, deixa aquele gostinho mais azedo. Depois, bati no meu supermaravilhoso liquidificador Hamilton Beach!! UHU!! bárbaro!!!   juntamente com 1 ovo, duas colheres de sopa de óleo, uma colher de sopa de açúcar, uma de chá de fermento, uma colherzinha de canela.
Ficou na consistência de panqueca. Se eu tivesse colocado menos kefir, ficaria na consistência de waffle .  Então, comi como panqueca, com açúcar e canela. 

Mas como eu queria waffle, acrescentei uma colher de farinha e pronto. Mas não precisaria se eu reduzisse o liquido!! 
Pronto. agora já sei porque quando eu morava em BH passavam tantas crianças pedindo " tem pão velho, moça?" ao que me dava vontade de responder: tempinho novo! Mas não fazia nem dava pão velho porque era só o que me faltava dar pão velho pra criança, a gente dá comida nova, fresca e boa.

Agora já sei: pão velho faz montes de coisas!!!

4 comentários:

Kenia Bahr! disse...

Ah, Angela! Eu não costumo usar leite e derivados em casa, dá muito muco e alergias... dica pra substituir seu café com leite, fica muito bom e delicioso, mas veja se vc curte o paladar e a textura na boca: leite de coco. Mas tem que ser feito em casa, de vidrinho não vale. Bate um coco com duas xic de água morna no liqui. Depois coa. Fica divino com café, cacau em pó, achocolatado ou qualquer outra coisa que se misture habitualmente ao leite. Faço tb leit de amêndoas, de nozes e de aveia, para substituir. Soja nunca, é muito ácida e cheia de fitoestrógenos maléficos. Tenta e me conta.

Beijo
Kenia

angela disse...

Kenia, a ideia me agradou! O duro é achar coco aqui.. Mas encontrando é claro que farei! Vamnos ver, em geral o coco em si , pra mim, tem gosto de sabão. Mas o leite de coco industrializado não. E para passar no pão? Aguardo interessadíssima. Nunca me ocorreria o leite de coco.

Renata Boechat disse...

Hi minha amiga, que dureza hein?

Put´s, acho que não posso te ajudar por enquanto...mas se lembrar de alguma coisa sem leite aviso...

Tomara que funcione pelo menos né?

Kenia Bahr! disse...

Bem, pra passar no pão depende muito do seu paladar. Tenho passado maionese de inhame, como todo dia há duas semanas e adoro. Mas tem que ver se vc vai curtir. Vai alho e cebola, mas vc pode diminuir as proporções se achar melhor (eu gosto de alho e cebola. Se se interessar dou a receita. Pra um leitinho mais grosso, faça leite de aveia: duas colheres de aveia em flocos e um copo de água quente, bate no liqui e coa.

Beijo