segunda-feira, 4 de junho de 2012

Empadas e divagações

Vi o programa da Rita Lobo na TV, gente! que mulher é essa?Que coisa linda! e cara de gente boa! Ela lembra a bailarina da música do Chico Buarque! Virei fã. Deve ser daquelas pessoas que tudo o que fazem é perfeito. E é magra! Organizada, linda, simpática.. enfim,aí ela fez um empadão de queijo e , claro, tudo o que ela mandasse eu faria. Lá fui pra cozinha fazer empadão. Entendi ela falar 250 g de manteiga gelada. Bem gelada. Não tenho manteiga, coloquei a qualy no congelador pra ficar dura, separei só 200 g, mesmo assim tirei um pouco.. não, só 100 g. Será que ela tinha falado 50?
duas xícaras de farinha, mexe, duas colheres de água gelada, sem misturar muito pra fazer creck. Ensacar  e deixar na geladeira de um dia pro outro.

Quando eu era criança eu amava as empadinhas de queijo que minha avó fazia. Enlouquecedora de bom. Além dela, na casa da Malu, minha amiga paulista, sempre tem uma torta de queijo maravilhosa. Sem contar aquela que  não afunda da casa da minha prima.  Mas essa da Rita Lobo é suave, light mesmo.

No dia seguinte, abrir a massa, forrar uma forma de torta antiaderente , levar ao forno cobrindo com papel manteiga e enchendo de feijões. ( fiz direitinho! a bailarina mandou!)

No dia seguinte, misturar na mão 4 ovos, um queijo de minas inteiro, uma colher de chá de sal, duas colheres de sopa de farinha,meia xícara de leite ( aqui coloquei desnatado) e duas colheres de manteiga derretida( foi margarina ) misturar e um tanto de nóz moscada ralada (eu tenho só em pó, ainda não vi aqui a noz pra vender) . Tudo na mão, meio pedaçudo. Jogar queijo ralado sobre a massa já assada, jogar o creme , e, por cima , mais queijo ralado. 40 minutos de fogo baixo.   Delícia mesmo!!

Que beleza! Só senti falta de sal na massa. Mas eu tinha de ter colocado. AQUI O programa que ensina!

Nenhum comentário: