domingo, 26 de agosto de 2012

Bom demais e falando mal

BOM DIA!!
Estou acelerada, então vou falar dois assuntos: o primeiro é essa delícia de coisa, pois não sei que nome dar,  que preparei seguindo mais ou menos a direção desse LINK.

Uma xícara de quinoa cozida com 2 xícaras de leite (ou água, ou leite de soja, ou leite de amendoa, o que você quiser) E  1 xícara de suco de abacaxi.
A Moça fala para não ser leite de vaca, mas fiquei com preguiça de fazer leite de soja. Com ADES de abacaxi ou  banana deve ficar ótimo também.  Uma colher de chá de baunilha.

Quando a quinoa estiver cozida acrescente:
Uma banana amassada (no caso usei uma banana prata grande)
uma xícara de abacaxi picadinho (essencial para ficar uma delícia)
uma xícara de manga picadinha
Ela recomenda uma xícara de uma fruta chamada DATES, vi a foto mas não sei o que seja, pois a foto que encontrei não tinha escala. Não coloquei mas senti falta de mais uma fruta, teria ficado legal, acho que pode ser pêssego, ou nespera, ou ameixa.. umas frutas dessas talvez até um bom mamão.  Acho que tudo funciona.

uma colher de mel (aqui ela diz que é opcional, e não fala em mel, fala em xarope de boldo, mas como é caríssimo nas nossas terras, acho que deve ficar bom com melado também. Usei mel)
Uma xícara de castanhas. Use a que quiser , tiver gostar, eu botei de tudo o quanto é tipo. Pode ser amendoa, castanha do caju, nozes, castanha do pará, divirta-se.
Claro que coloquei passas, pois adoro.

Aí é levar ao forno cobrindo com coco ralado por 20 minutos.

Eu fiz a receita mais ou menos porque, confesso não tive saco de ver o video até o fim. Ela passa a primeira parte do video falando bobagem, coisa que não tem nada a ver, e fui ficando com raiva dela..
Foi me dando um abuso...Parecia os discursos do meu pai, quando a gente pensava que estava acabando, ainda tinha mais um pedacinho.

Vocês são assim ou sou só eu? Há algumas pessoas bonitinhas e tudo mas que me dão um abuso.. uma vontade de dar soco na cara.. sem eu conhecer .. se eu conhecesse poderia até adorar a figura, mas , sei lá, passam um ar de quem sabem tudo, são mais cheirosas que os outros.. Que a minha enteada não leia isso, mas uma pessoa que me dá aargh total é aquela atriz que faz Crepúsculo. Parece que está sempre resfriada,sofrendo, com cara de nojo. Não vou com os cornes dela.. vá entender!  Talvez um dia deem outro papel para ela (talvez esteja bem em on the road) e não  me cause antipatia.

MAS voltando a essa moça. Então ela é naturebérrima, ensina receitas naturais, tudo orgânico, como se a gente fosse viver para sempre e, é claro, que esse prato delicioso MESMO , para ela, é uma coisa muito chique, banana e manga e abacaxi, vamos combinar, não é coisa de hemisfério norte..

Mas ela me encheu pois para receber sua mailing list tem que se cadastrar, e conferir o cadastro.. OK! FIZ.
Aí para eu comentar (pois ela colocou na lista de ingredientes DOIS copos de água e depois na explicação UM) tem que fazer essa papagaiada tudo de novo.. ah.. deu no saco.  Paranoia demais.

Cada um tem seu jeito, então, agora em diante vou falar sobre o que eu acho sobre plágio de blogs, de fotos, marcas dágua em fotos , cadastros, sorteios com zentas recomendações etc e tal.
..........................................................................................
Há muita gente que tenha no blog o seu trabalho, a sua fonte de renda, logo, compreendo perfeitamente que tais pessoas coloquem marca d´água nas suas fotos , ou assinem pois é propaganda. Caso alguém utilize a sua foto de bolo de fubá, vai estar lá escrito FULANA DE TAL. Mas eu recomendo que é muito mais eficz colocar o endereço do site do que seu nome, ou ambos. Pois se eu vejo a foto do seu bolo de fubá e a pessoa que usou a foto não está dando o seu link, eu vou atrás. Claro que eu que sei mexer no photoshop tiro qualquer marca, assinatura, em questão de minutos, mas a maioria das pessoas que querem fingir que foram elas que fizeram o bolo de fubá não querem ter esse trabalho.

Mas, se o blog não é sua fonte de renda, de onde você põe feijão e arroz na barriga do seu filho, qual a vaidade de assinar a foto de um bolo de fubá? Não entendo.  Se a pessoa for fotógrafa eu entendo, é propaganda da foto, mas do bolo?
E o mesmo a respeito de receitas.. meu deus, bolo de fubá é do mundo, todo mundo pode copiar a receita que quiser de bolo de fubá. Mas se a pessoa INVENTOU fazer um bolo de fubá sem fubá.. aí é uma coisa aparte, tem que dar nome mesmo.

Quanto a sorteios: adoro!! ah, é bárbaro receber em casa o kit mococa,  o kit de azeite, ganhar sorteio é uma das alegrias da vida!
Mas há quem vincule a participação com a propaganda, aí já não me interessa. Acho feio pedir isso. Falta de educação. Se for exigência do patrocinador, ele é do mal pois quer que pessoas trabalhem de graça para ele em troca de uma possibilidade remota de ganhar 5 latas de qualquer coisa. O Patrocinador está te fazendo de palhaço, não embarque nessa!
Se for a blogueira, também acho feio, faz isso não, deixe as pessoas fazerem propaganda do seu blog por que gostam dele e não em troca da possiblidade de ganhar 5 latas.

Quando é no facebook aí meu sangue ferve! Pois é um DESAFORO uma falta de consideração entrar em aplicativos, qualquer aplicativo. Está lá escrito: se você entra no aplicativo passa a dar direito ao aplicativo a TER acesso a suas informações públicas inclusive à sua lista de amigos.
Ninguém tem direito de usar um aplicativo sem consultar UM POR UM dos amigos pedindo permissão.

O que significa passar para o aplicativo a sua lista de amigos?
Claro que não há um nerd por trás checando com inspirações malignas.. mas há um recurso sim que traça perfil de consumo, de preferências, de cliques ,  que norteiam propagandas, que dirigem seus acessos.

Já repararam que há vários sites que você entra e lê: bem-vindo fulana! temos umas recomendações para você!
E você pode ficar feliz porque o cara do site já sabe que você gosta de bolo de fubá e te recomenda zentos livros sobre bolo de fubá, formas de bolo de fubá, até mesmo bolo de fubá sem fubá.
E quando você vê, no dia a dia , na necessidade que temos de pagar as contas, sua vida se resume a bolo de fubá.
Cuidado!
Usufruamos da internet mas sejamos DONOS do nosso destino o máximo que der. Não apenas naquilo que nos permitem.

E tenham um bom domingo!

6 comentários:

Anônimo disse...

E eu que tive que ir no Google pra ver o que vem a ser quinoa? Agora sei e aprendi, também, que é originária do altiplano andino! Nunca comi.
Bom domingo!
DW

Léia disse...

Oi Angela.Meu blog é muito recente, estou por aqui à ouco tempo.Fiz o blog na intenção de partilhar experiências e fazer novas amizades.
Precisava de uma forma de me distrair.As pessoas vivem me perguntando se estou ganhando muito dinheiro com isso, qdo respondo que não tem fins lucrativos eles não entendem.Estive conversando com meu marido justamente sobre isso que você falou.Eu não quero ser escrava de um patrocinador que me obrigue a fazer pratos que não estou com vontade de comer.Se eu tiver algum patrocinio, quero de maneira livre.É claro que todos gostamos de ganhar kits com produtos bons, mas que isso não nos torne escravos de ninguém.
Concordo com você, mas devemos respeitar a opinião dos outros que não se importam com isso e que essas pessoas não vejam nosso comentário como uma forma de discriminação com suas posturas.
O importante é estar feliz com aquilo que se faz.Beijos e boa semana.

maria disse...

Bom dia Angela! Adorei a receita vou experimentar! E só para te falar " dates" são tâmaras. Um beijo grande, Maria.

angela disse...

Oi Léia! Eu também!! Na realidade, este blog foi uma espécie de agradecimento a todos que postam suas receitas na internet pois me ajudaram MUITO! Eu morava em Copacabana , onde os desejos estavam na esquina. Me vi em Cabo Frio , onde , se eu quisesse um bolo de fubá eu teria de fazer. Aí a vi que delícia é o fazer! E já ganhei coisas!! Dois livros ótimos, brinquedos do MacDonald, feijão, tudo em agradecimento, sem contar com os brindes dos sorteios de quem tem patrocínio. Acho a internet muito legal nesse ponto: uma oportunidade de se trabalhar em casa, mas é trabalho e duro! Quem faz do seu blog uma fonte de renda e de maneira muito bacana, por sinal, trabalha para caramba! é um prato novo, é uma foto bem tirada, é ir de blog em blog com uma palavra de carinho. Admiro demais! E se coloca no Facebook, e é sempre delicada, bem educada, e distribui cartão impresso. Não é uma onda, é trabalho!! Se viajam, deixam postagens programadas. E um trabalho lindo que ajuda a muita gente. Só tenho a agradecer!

angela disse...

Maria!! você me salvou!! e eu tinha tâmaras secas!! Agora entendi, eu nunca tinha visto uma tamara sem ser seca!! Vou tirar onda agora... Valeu!!!

tadalafil disse...

Coitada, foi usada por aquele cafajeste". Ouvi essa frase na beira da praia, num papo que rolava no guarda-sol ao lado. Pelo visto a coitada em questão financiou algum malandro, ou serviu de degrau para um alpinista social, sei lá, só sei que ela havia sido usada no pior sentido, deu pra perceber pelo tom do comentário. Mas não fiquei com pena da coitada, seja ela quem for.