quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Posts antigos- Talharim caseiro

Oi!
Seguinte, eu usava um site que vai sair do ar, então vou postar aqui as receitas de lá e vou apagando.. .
.............................................................................................................................................
Adoro fazer em casa coisas que, em geral, só comprei prontas. Assim, já fiz queijo, molhos.. agora foi a vez de macarrão! E que delícia! Quem amassou a massa foi a máquina de fazer pão. Mas não há necessidade. Seguem os passos pra quem quiser tentar

Ingredientes:
2 copos de farinha de trigo
1 copo de semolina
1 colh rasa de cha de sal
1 colh de sopa de óleo
1 ovo levemente batido
1 copo de água morna

Instruções:
É só mexer. No caso, coloquei no ciclo massa da máquina de pão. Ficou bárbaro! e como o ovo era caipira, ficou amarelinho, um luxo. 
Agora, é a ginástica, coisa pra gente ficar com os braços fortes: dividir a massa em quatro e esticar com o rolo. Aí, fiz diversas tentativas: cortei direto, enrolei e cortei, até conseguir as tiras do talharim. Ah! a mesa e o rolo enfarinhados, claro. 
Tem que ter jeito, não apenas forças, pois tive auxílio da empregada e ela é forte pra burro, aí , quando ela esticava a massa, a massa meio que pelava, como quem descasca no sol. A minha ficava ótima, mas mais grossa. 
Conforme ia cortando, ia pendurando em cabides. Depois de tudo pronto, foi só ferver a água e fazer o macarrão do jeito que preferir. O meu , foi com molho de tomate caseiro. O do marido, com molho branco e muito queijo ralado. 

3 comentários:

Léia disse...

Oi Angela, ta ficando prendada essa minha amiga.Fazer massa caseira não é pra qualquer um.Nunca me aventurei.
Parabéns,beijos e tudo de bom.

desiveloso disse...

Deve ter ficado ótimo, mas o que eu mais gostei foi a foto deles nos cabides...muito MASSA!!!beijos!

sildenafil disse...

A receita de hoje é rápida, fácil e deliciosa, para quem adora massa e gosta de uma comida mais leve, mas saborosa.
Para fazer o talharim vai um ovo para cada 100g de farinha. Colocar a farinha o liquidificador, o ovo e uma pitada de sal e bater: quando a massa ficar sólida, colocar em uma superfície lisa e plana, com um pouco de farinha para que a massa não grude, e trabalhar esta massa formando uma bola, embrulhar com papel filme e deixar na geladeira por meia hora.