sexta-feira, 27 de abril de 2012

Confesso!


Uma vez meu sobrinho importante contou que chegava do trabalho muito nervoso,ainda pilhado e morrendo de fome. Aí comia miojo cru,adorava.
-Você já provou miojo cru?- perguntou.
-CLARO QUE NÃO!! - foi a resposta do marido..

E, nas buscas de receitas, um dia me surpeendo ao ver uma outra louca servir miojo cru como salgadinho de festa.. Tá.. foi meu dia de.. ( claro que agora já provei, antes não o tivesse feito!) provar algo cru e amar... e o escolhido foi...

CHUCHU!!! E eu só tenho a dizer que é bom pra chuchu.
Não sei é por conta da qualidade do chuchu que tenho aqui, plantado por mim, na lindeza,  casca escura e espinhuda. É doce, muito bom. E a textura da mordida .. hum.. meio maçã, meio melancia, sei lá só sei que é bom. 

E bom mesmo pra comer com essa saladinha foi os filés de atum Gomes da Costa que ganhei no sorteio! Diz a embalagem que são no azeite de oliva e no alho e é verdade. Vejam o alho aí na latinha.
É muito bom, pena que venha tão pouquinho.. 

Hoje vou experimentar o molho de atum pra comer com macarrão, lá l´a lá..  depois eu conto!

Bem, então, foi a vez de provar o leite de amendoas italiano que o marido comprou no mês passado. Vou mostrar a foto para que vocês não se enganem. Prestem bem atenção na embalagem e NÃO COMPREM! sim, é linda, é sedutora, promete... mas.. 


Quando a gente tem filho de parto normal pelo menos o médico passa um laxante cujo nome esqueci, que parecia leite de magnesia phillips mas não é, é outro cujo nome... céus! pois ele dizia que o leite de magnésia ressecava, sei lá. Que esse é que era bom! Certamente porque não era ele quem o tomava, e lá vinha no hospital e em casa um copinho de cafezinho cheio com a coisa.. Descobri o que era! era esse desgraçado fiordilatte di Mandorla!!!  E ainda é doce de doer!
Eu que não sou mulher de desprezar nada, que odeio desperdício, TUM! rebolei no mato!  

Também nesses dias, Denise Anonima, fiz um pão, ficou lindo, mas não ficou lá essas coisas porque só uma pá da máquina estava encaixada direita, ainda deu tempo de ajeitar, mas já tinha passado muito tempo batendo de um lado só.. e ainda salguei. E fiz um biscoito usando .... tá... eu tento, meio copo dessa coisa horrível aí em cima pra ver se .. Até que ficou legal, mas nada digno de nota.  

Até a próxima!

E até a próxima refeição!!!

domingo, 22 de abril de 2012

Bala pra garganta

Gripei!
Então, quando criança eu só sabia fazer bala de açúcar: colocava o açúcar na panela, esperava derreter e derrubava no mármore untado. 
Era a onda da criançada do prédio! 
Ah! a gente fazia paçoca também. Mas dava mais trabalho. Torrar amendoim, descascar , aquela sujeirada, moer no moedor de carne -que toda casa tinha- e misturar açúcar.


Mas vocês sabem que eu moro no meio do nada. Então estava com dor de garganta começando . 
 Na panela
-Meia xícara de açúcar
-duas colheres de mel
-uma colher de chá de gengibre ralado
-uma colher de chá de raspas de limão
Pinguei no mármore untado


E Fiquei boa!!!Lenço com álcool no pescoço também e as balinhas gostosas. Muito melhor que qualquer pastilha. Continuo resfriada mas sem dor de garganta. Sério!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Correio bom!!Sorteio ou concurso ou nada?

O correio hoje foi uma beleza!!
Chegou meu novo livro! Festa de 15 anos! Um livro para  jovem, cliquem nas fotos e as explicações virão.
Aí eu gostaria de dar um de presente para vocês, mas, será que querem? Pergunto porque eu quis dar um livro chamado 1000 dias em Veneza e ninguém se manifestou. 
Então, se vocês acharem boa ideia fazer um buxixo, um sorteio ou um concurso ( no caso seria: qual o cardápio para uma festa de 15 anos)





vocês falem que a gente faz. Não vou propor pois vou morrer de vergonha se ninguém quiser um livro meu.

Fora isso.. Chegou o brinde da Gomes da Costa! ah! estou babando. O atum já é meu velho conhecido, conforme eu for abrindo as latinhas eu falo do resto.

E last, but not least.. uma carta de minha amiga de adolescência dos States!! AH! Coisa boa! sem ela minha vida lá em cima teria sido barra pesada, ser adolescente é difícil, acho que é por isso que escrevo para jovens.  O Facebook nos reencontrou, já que ambas trocamos de nomes e de casamentos.  E a gente está de trelele como antes! como se o tempo não tivesse passado na nossa amizade!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Chega!

Não deu certo. Sofri de enxaqueca há dois dias. Minha guru em assuntos de tofu me avisou que soja apenas 3 vezes por semana. Então, como passar no pão o quê quando, socorro? e no dia que passo não bebo leite? 
O vazio estomacal gritava: leite please! sim, em inglês.
Pra ver se eu entendia. 

Então, LIVRE! e vamos nessa delícia: alho poró! (escrevo como falo, tem uns que fecham o Ó, acentuam na primeira, colocam dois erres.. não sei o certo) 
Plantado aqui em casa,claro. A massa ficou perfeita, irresistível e tudo porque esqueci de colocar a gema.
Farinha e margarina e um pouco de sal e um mínimo de água. Ficou a massa podre maravilhosa, deixei na geladeira enquanto refogava o alho poró em rodinhas finas na margarina, fazia uma lambança com o ovo ( a clara foi batida em neve)  pois abri o ovo inteiro,sem separar e aí é que me lembrei que a gema pertencia à massa. 


Depois de refogado,umpouco de sal e uma co lher cheia de farinha mas fui colocando como quem coloca talco em nenem, nada de jogar tudo,pra não embolar, e queijo minas e leite e duas salsichas em rodelas. Eu ia fazer com bacon, como manda o figurino, o marido veio todo feliz do mercado com o bacon em tirinha conforme a encomenda. Mas aqui nessa cidade .... já estava vencido há dois dias!! 
Troquei no dia seguinte. 


E foi pro bem, pois ficou BOM DEMAIS perfeito!! sim,coloquei a gema junto da mistura e depois a clara em neve. 
O pirex foi forrado com o dedo, colocando aos poucos a massa, e, por cima dela a mistura.


E isso tudo no... tan tan tan tan.. FOGÃO NOVO!!! chegou! Consul, sem timer, infelizmente. Mas muito legal. Ó! não há mais cheiro de gás! que estranho.. estou sentindo falta, rê r~e.. brincadeirinha!! Façam !!

sábado, 14 de abril de 2012

Bisacoitos sem glutem!

Aceita um cafezinho?
Esses biscoitos serão em homenagem à Marisa Porto que não come farinha e que , com a biomassa, livrou-se da diabetes e virou tão fã que trouxe a nutricionista de BH e dará um curso em Niterói, RJ, sobre o assunto, cheio de receitas. 

Dessa vez o desafio foi maior.. pois é, eu tinha acabado com a farinha, e viver sem café com leite pra mim está dificílimo. Comidas, doces, biscoitos, tudo bem sem leite. Mas parece que meu estômago fica sentindo falta de uma manta, não sei explicar, é como se eu tivesse sempre com fome. Não é fome, mas é um vazio, não é saudades, é falta. 

E o pior é que hoje estou com enxaqueca, não forte, mas o médico disse 3 meses. Esqueci de perguntar porquê. Quer dizer, só após três meses é que a enxaqueca vai embora?  O resultado desse primeiro mes que não acabou foi mais leve.


Então, cadê os biscoitos? Não tinha farinha.
Na batedeira, um ovo, 4 colheres rasas de sobremesa de açúcar mascavo, uma de fermento em pó, uma xícara rasa de farinha de amendoas, duas grandes de margarina Qualy. 
Faltava liga. Então, duas colheres de Maizena.
E forno em tabuleiro apenas untado ( não sei porque esqueci totalmente de usar papel manteiga)
DELÍCIA!! e chiquérrimo, fala sério!  biscoitinhos de amendôa.. hum.. bão!!



 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pão com leite de coco!

Eu amo tanto vocês que o computador estava desligado, a minha câmera está com um defeito no cabo de transmissão, o forno ainda está quente, mas vocês não poderiam passar nem mais um segundo sem saber que essa coisa maravilhosa existe!!!

Não, fala sério, quando dou pra ser cabotina, prosa, não dá pra ninguém!!

Anote aí antes que eu me esqueça:
Ah, eu sempre coloco na máquina de pão na função massa. Depois que para de amassar, dou uma olhada pra saber se a massa está no ponto, se não precisa de farinha ou água e acerto. Aí ela cresce. Hoje eu tive de calcular o crescimento porque faltou luz, então cresceu como a natureza manda. 

um ovo , mexe na caneca, completa a caneca com leite de coco.Usei o Light que o marido trouxe de Sumpaulo,  o Leite de coco light Do Vale. 
Pinguei água nele, porque estava mais grosso, conforme diz na embalagem, já que estava na geladeira.  Quer dizer, foram duas colheres de água.

Pimba na máquina!
4 colheres de sobremesa de margarina
4 colheres idem de açúcar mascavo
uma colher idem rasa de sal
506 g de farinha de trigo Boa Sorte
meio pacotinho de fermento biológico em pó Fermix Dona Benta
E lá foi ele batendo!
Aí, quando olhei achei que precisava de mais um tico de farinha, porém tinha acabado ( por isso eu sei quanto pesou) então coloquei umas colheres de maizena.
E a luz acabou.
E ele ficou lá, crescendo..

Depois de que cresceu, a massa estava linda! AA! esqueci de dizer que coloquei também coco ralado queimado, só um pouco, o pacote estava aberto. ADORO! Coco ralado queimado Ducoco ! Hum.. um pouco no arroz, é bárbaro. 

Então, cresceu, fiz minhocas gordas, espirais e deixei no tabuleiro untado de azeite pra crescer mais uma hora. 
Aí o método é esse:
tiro do forno, ligo o forno e deixo esquenta. Coloco dez minutos em fogo alto. O timer apita. Coloco mais 20 minutos em forno médio. 
E ajusto o timer. 

 
 Que odor maraavilhoso!! textura perfeita, gosto fantástico! Na hora me deu vontade de colocar um pouco de canela e açúcar nos rolinhos, também deve ficar muito bom.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

natureberrimo, ou, quero ser Neide Rigo

Então, marido se vai e eu fico aí faço coisas que eu como e ele não. Dei uma de Neide Rigo, fui passeando e catando. Ela é o meu ídolo! Acho a Neide bárbara em todos os sentidos! Cheguei em casa com: chuchu, cebola, cenoura, tomate cereja, framboesas silvestres, ora-pro-nobis, espinafre, salsa peluda, couve-flor, brócolis..
Então, na maquina de arroz deixei um arroz integral preparando e na cestinha os legumes e uma batata.

Quando no ponto, na frigideira, azeite e alho, e cebola,bem refogadinho. Então os legumes até a batata corar, um pouco de sal, pimentões coloridos, e as folhas, e, por cima , cheiro verde e tomilho.. 

Não quero outra vida! que coisa gostosa! Juro que é bom, juro mesmo!  E olha que só como ora-pro-nobis pra tirar onda, pois ainda não peguei o espírito da coisa, é meio melada, sei lá o quê.

De sobremesa, as framboesas.. bem, aqui na região tem muito abelhudo, isto é, apicultor. E  dos bons! fui abrir a garrafa de mel.. sabe aquilo que a mãe da gente diz e que a gente diz pro filho? " Não abra com os dentes!" pois é, abri com os dentes. Morrendo de medo de quebrar algum, mas tentei faca, garfo, mandinga. Nada! só mesmo os dentes pra tirar a rolha plástica da garrafa.. é, isso mesmo que você leu: rolha plástica. Um troço espiralado de plástico que meteram no gargalo até o fundo sem espaço pra puxar. Depois dos dentes o alicate fez o resto do serviço. 
Como o mel estava granulado, coloquei em banho maria, aí, aquele fio quentinho sobre as framboesas.. hum...............

 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Não preciso mais me preocupar com o futuro! Venderei Pizza!

E eu que pensava que pizza só prestava se tivesse queijo e fosse feita em forno à lenha! Quando o marido falou em São Paulo que pizza sem queijo não existia, caíram na pele dele, agora eu sei porquê.
Ontem fiz pizza pela primeira vez na vida. A minha foi sem queijo e nem senti falta!!!
E a massa... hum.. mamma mia!! Ah, deve ter baixado um antepassado italiano, só pode! Não na realidade pois fiz a massa fininha. Então, ao sair do forno, além de ser uma delícia, a consistência.. ai meu São Benedito! Que delícia! era  fininha mesmo, deliciosa, crocante sem ser machucante, perfeita! 
Então, essa foi a receita da massa:
450g de farinha
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 e meia colher de chá de fermento biológico em pó
3 colheres de sopa de azeite de oliva
200 ml de água

Eu fiz na máquina de pão , na função MASSA (Dough) mas na mão é só mexer tudo , sovar e esperar crescer. 
Aí, dividi em 4 e estiquei com o rolo, como 4 brotinhos. A borda, dei uma enroladinha. 
No centro, usei pomarola mais ou menos, pois foi a sobra do molho de almôndegas, deu certinho. Na minha, orégano, tomilho, peito de peru light sadia, cebolas. Na dele, muita muçarela ralada, presunto, tomates, orégano, polvilho, azeitonas verdes.  Deixei em tabuleiro azeitado, dentro do forno por uma hora, depois, 25 minutos exatos de forno quente. Por sinal, comprei fogão novo. Um Consul, comprei ontem. O meu é bárbaro, Brastemp das antigas, acabei de reformar, mas, quando ligo o forno continuo sentindo cheiro de gás. Cansei.  Eu queria o Consul que vinha com o timer, mas só encontrei pra comprar na própria loja da Consul. Comprei. Aí, 11e 30 da noite, se não era essa hora era quase isso, ligam pra confirmar dados. E o perguntador pergunta a seguinte pérola:- De que estado é o seu CPF ?
Que tal?
- Meu amigo, CPF é federal, é da União..
Acho que o cara não gostou, pois a compra foi cancelada!!!!
Aí, no dia seguinte, comprei em outro lugar, sem o desejado timer, vou ter de continuar a usar o meu ovo estalado enquanto resistir, e liguei pra Consul pra reclamar. Hoje ligaram de lá, contei a melódia, a vendedora ficou chateada, pois perdeu a comissão.  Enfim, aguardar o fogão novo, sem timer.


Que mais.... AAAA!! GANHEI!! Fui a feliz ganhadora do sorteio da Gomes da Costa do blog QUITUTES DA ANDREA
Hum.. vou fazer pizza de atum quando chegar.

Ó, sério. BOM DEMAIS!!

domingo, 8 de abril de 2012

Ovo de páscoa! Sorvete de café !

Coelhinho da páscoa que trazes para mim? 


Sobremesa: ovo de páscoa, claro. Minha amiga diz que vou emagrecer com essa alimentação sem leite. Vou nada. Sabe mulher de pé grande que nunca encontra sapato do tamanho , aí , quando encontra, compra um monte? A gente vai no armário dela e se espanta, é próprima Imelda Marcos !  
O mesmo acontece com restrição alimentar. Acho que fico pensando que vou morrer de vontade de comer uma coisa gostosa e pronto: como!


Aí aconselho MUITO esse sorvete que fiz!!
Uma lata de leite condensado de soja sabor doce de leite Soymilke
Um pacote de creme de leite de soja Batavo.
 2 colheres rasas de nescafé.
Bater tudo no liquidificador! Congelar.. No meu caso coloquei  na sorveteira. 
Como tigelinha, metade de um ovo de Páscoa.   O marido ficou ovo Lacta e sorvete carioca! 

O difícil é parar de comer o sorvete!! Feliz Páscoa!



O meu foi Chocolife.

sábado, 7 de abril de 2012

Bolinho de sobra bão!!

Sobrou arroz integral, desses com vários grãos.
Hum.. vai virar bolinho..
Uma xícara, então tasquei um ovo , umas colheres de farinha. E uma colher de tofu cream defumado. Aí, abri na mão e dentro, um pedaço de peru defumado light Sadia, que adoro muito, mas , infelizmente, tenho de comprar aos pouquinhos pois ele estraga rápido demais na geladeira depois de fatiado. E um pedaço de ameixa!!
Aí foi fritar e agradecer a Deus ter paladar!! hum.. a consistencia meio borracha, coberta com crocante, e os gostos doces e salgados... hum.. recomendo!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Quem quer bacalhau???

Eita! Quem não nasceu ontem deve lembrar do Chacrinha gritando: quem quer bacalhau?? E pimba! tascava um bacalhau na plateia.
Eu não sei escolher bacalhau, nem sei se escolhe ou vai pegando e levando. 
Então, compro já desfiado. Mas, dessa vez, as moças que não comem carne trouxeram um bacalhau chicudo congelado, bacalhau pra caramba, que hoje acabou.
E que delícia!! 
Não fiz essa receita do video, mas foi quase ela. Aliás, já viram esse grupo no youtube? vi ontem na TVE, adorei! e eles tem um monte de receitas. 



O meu foi um tico diferente, mas ó, UM SUCESSO!
Pra começar, já é dessalgado, então dei uma fervura para tirar a pele e as espinhas. 
Depois, azeite na wok, alho , cebola e alho poró, aí lá foi ele desfiado e serelepe com sal e pimenta. Depois, coloquei alcaparras, um tomate, uma colher de pomarola que tinha sobrado das almondegas de ontem, azeitonas, cheiro verde  e tomilho. 

Cozinhei batatas em rodela e forrei o pirex com elas bezuntadas em azeite, sobre elas lá se foi o bacalhau bem temperado, e , por cima dele, como dá pra ver na foto, queijo ralado, mas só para o marido, há um quarto do pirex sem. E forno.. hummmmm........... 

Caso sério! Frio é bom! quente  é bom. De qualquer jeito!!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

biscoitos ótimos!


Então, prosseguindo a saga vamos experimentar novidades,

Provei na banana...hum.. não foi bom.. havia algo delicioso nele, algo maravilhosamente crock porém, tudo envolto em uma terra... aceditem-me: eu comi tijolo na gravidez, sei que gosto terra tem!
Mas o gostinho bom prometia. Então, botei na batedeira um ovo, 4 colheres de açúcar mascavo, 4 colheres de Nutrilen, 4 de Maizena, 4 de farinha de trigo, 2 de margarina, um pouco de água pra dar a liga e ...Oh! esqueci o fermento! e procura daqui, procura dali, necas! e o Marido vem correndo ao meu socorro, e procura, procura, tira, bota, deixa o zé pereira ficar, guerreiro com guerreiro fazem zig-zig-zá, o que quer que signifique isso, e NADA.  - Saci Pererê te adora, Angela. - disse ele. E o pior que gosta mesmo de me ver procurando  principalmente óculos .  Então, foi ao forno sem fermento mesmo, e apesar da feiura grosseira, é uma delícia de verdade! A cor, dessa vez, não é queimado! é do açúcar mascavo e do Nutrilen, muito bom. Aprovado! Mal posso esperar o pão que farei com ele!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Primeira quirche de soja.



 
E viva a ECOBRÁS!!! É claro que não ficou com gosto de quirche de alho poró com queijo. Mas ficou muito bom. Só não digo ótimo porque não precisava colocar o pacote inteiro do creme-de-leite-de-soja Batavo. O creme é muito bom, deve ficar bárbaro em receitas doces . Para o quirche, eu podia ter economizado, pois ele encorpa que é uma beleza. Então, a massa foi feita como todo mundo faz: farinha, margarina, água, pitada de sal e eu coloquei uma colher de curry, pra dar gosto. 
Bastante alho porró refogado, da minha horta, delícia! na margarina também, uma colher de farinha, o creme-de-leite-de-soja, coloquei uns pedacinhos de mortadela de frango e uma colherada dessa DELICIA que é o creme de tofu defumado da Ecobrás. Ah! fiquei tão feliz em saber que era da Ecobrás!!

Explico: a ecobrás pertence a uma amiga de colégio que reencontrei na internet,ó que bom. E ela é seríssima no que tange a alimentação. Sua vida é natural, não pinta cabelo, que nem eu, nada de perfumes, maquiagens, vive próximo à natureza mesmo no Rio, estuda a coisa e tem na vida dela a prova que a alimentação cura. Tudo começou com ela ainda mocinha, se sentindo mal , com enxaquecas, várias indisposições, e pronto!ficou boa de tudo e do astral com a mudança de alimentação.  E eu queria provar, mas aqui não encontrava. Ela fornece a variios restaurantes naturais seus produtos e me passou a lista de alguns lugares onde podem ser encontrados no Rio de Janeiro:
• Baixo Horto – Rua Pacheco Leão -  Jardim  Botânico
• Vitana Barra -Av. das Americas, 3255 - Loja 181  
• Terra Roxa : AV OLEGARIO MACIEL 175 LOJA G – Barra
• Prana : Av. das Americas, 4666 Loja M 141 ( Dentro do Barra Shopping )
• Mine Market Barra Sul- AV ADOLPHO DE VASCONCELOS 333
• Mundial Jd. Oceanico - AV ERICO VERISSIMO 918
• GUANABARA BARRA DA TIJUCA - AV DAS AMERICAS 3501
• Guanabara Maxwell – Vila Isabel
• Delirio Tropical  Barra Shopping- Delirio Tropical - Barra Shopping
• Grão Integral -Rua das Laranjeiras,43-Loja 13
• Bistrô Gávea Garden- Rua MARQUES DE SAO VICENTE 52 LJ. 123
• Vitana Leblon- Rua João Lira, Nº 98 Loja
• Carioca Zen - Rua Humaitá nº154  
•  Mundo Verde Leblon - Av. Ataulfo de Paiva, 375
•  Vegetariano Social Club – Restaurante - R. Conde de Bernadote. 26 - Lj.L
•  Universo Orgânico - Rua Conde de Bernadote nº26 - Lj. 105/106
• Thompson Alimentos - Rua General Urquisa 188C
• Mundo Verde Baixo Leblon - R RAINHA GUILHERMINA 90 LOJA A
• Via Sete Leblon - AV ATAULFO DE PAIVA n° 1240 Loja B
• Natu Flora - Flamengo
• Panela de Barro - Flamengo
• Zona Sul – Todos os supermercados
• Pão de Açúcar – Todos os supermercados  
• Hortifruti – Todas as lojas
• Mundo Verde – Todas as lojas
• Fontes : Rua Visconde de Piraja, 605-D / Ipanema
• Vegan Vegan : Rua Voluntarios da Pátria,402 Loja B /Botafogo
• Couve –Flor : Rua Pacheco Leão, 724 Loja B/Jardim Botânico
• Louro Verde: Voluntários da Pátria,448 Lj 69/Botafogo
• Iseo : Rua Carlos de Vasconcelos, 125 Lj. Q/Tijuca
• Herborista : Rua Barata  Ribeiro, 407 - Loja  A/ Copacabana


Olha.. mão na palmatória: esse tofu é gostoso mesmo. E ela ainda me passou várias receitas e me ensinou a não exagerar, pois a tentação é muita!

domingo, 1 de abril de 2012

É o amOOOR!

A foto está uma porcaria e eu não vou tirar outra pois já guardei tudo. Mas é só pra ver a quantidade de coisas que o supermarido trouxe de São Paulo, comprados na casa Santa Luzia para eu ter coisas sem leite!! Até ovo de Páscoa!! Juro que vou dividindo aos poucos as avaliações e não é dia da mentira não!! 

Ah! outra coisa. Recebi um presentão dos Feijões Nobre!! Vários feijões pretos e carioquinhas. Eita nós!!! OBRIGADA!! e recomendo a marca , o feijão é bom mesmo.