sábado, 28 de julho de 2012

Será que pega mal?

Estou pensando se vale a pena sair pela vizinhança pedindo as sobras de comida pra transformar em outra coisa.. será que pega mal? será que vão falar mal da carioca doida? Ah.. mas tenho um talento de transformar .. me sinto que nem o vendedor de lampadas do Aladim, que troca lampadas velhas por lampadas novas.

O arroz que sobrou.. com dois ovos, duas colheres de farinha de trigo, 3 de queijo ralado e cheiro verde, virou waffle e bolinho assado! o waffle foi assim mesmo pra maquina, o bolinho foi pra um tabuleiro untado.. ooooo coisa boa é viver!!!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

E dá-lhe salsicha!

O marido é quem vai ao supermercado. Vou raramente. Ele leva a  lista e compra mais um tanto de coisa que a gente já tinha em casa.  Quando a gente vai junto é divertido porque ele fica apontando as coisas, mas ele tem que estar com espírito de me acompanhar, pois olho TUDO, comparo preço. Enfim, aí eu falei pra ele trazer salsicha e o doido trouxe dois quilos. E começou a ficar preocupado que ia estragar.
Passei o dia fazendo salsicha de tudo quanto  é jeito.
Foi que nem o conto que escrevi no livro GULA da Ediouro onde conto como minha mãe acabou com um cacho de banana que ganhou na rifa.
Aliás, vi um stand up esses dias que o cara contava como a mãe dele tinha comprado 83 bandejas de iogurte com validade pra dali a 3 dias..
Enfim, e começou a função!
Almoçamos quinoa com salsichas refogadas, delícia minha gente!!
Fiz a quinoa  na máquina de arroz, como rende! Só com sal e alho. Arrependi, eu devi ter refogado. Mas como fiz um refogadão de cebola, alho, pimentão, tomate e salsicha e tudo misturado, ficou muuuuuito bom!
 E fiz um bolo salgado de salsicha! Minha mãe fazia muito disso quando eu era criança. Na época eu não gostava. Mas o meu eu gosto! Tasco tudo no liquidificador: meia xícara de óleo (agora estou usando aquele caro LISA, é muito bom,o Equilíbrio) uma e meia ou duas de farinha, dois ovos, meia xícara de leite, uma colher de fermento, meia xicar de queijo ralado e o que quiser de recheio. No caso, salsicha! Que cheiro bom pela casa!! E congelando. (esqueci de colocar sal mas não fez falta não)

 Aí foi a vez de um suflê, tudo no liquidificador também  pra facilitar: 2 ovos, duas colheres de farinha, meia xícara de leite, uma fatia grossa de ricota boa e algumas salsichas, uma colher de chá de sal. O difícil foi não comer cru, pois estava bom demais! Congelador!
 Agora a vez do meu talento especial: pão!  ah.. que coisa boa! a receita de pão todo mundo sabe, 310ml de leite, um ovo misturado, 600g de farinha, 3 colheres de chá de fermento pra pão em pó, duas colheres rasa de sal, 3 colheres de sobremesa de açúcar, 2 colheres de MANTEIGA..pois é, que diferença!  E o leite foi integral também, pois a gente tinha comprado pro músico e estava aberto.  Aí é colocar na máquina, na função Massa (dough) e depois abrir e rechear, esperar crescer mais uma hora e colocar no forno.

E aprendi uma coisa! usei essa assadeira e uma menor, com 6 pães na menor. Pois os pães da menor ficaram mais queimadinhos! Esses aí ficaram perfeitos! E o brilho foi devido ao ovo que passei por cima.  Arrebentei!
Como sobrou um panelão de arroz de ontem, e o marido não come arroz do dia anterior, acho que amanhã vou fazer uns waffles de arroz para congelar e um patê de salsicha, sim! para gaudio dos cachorros ainda sobraram umas 8 salsichas!  Acho que não vou voltar a escrever tão cedo pois o congelador está abarrotado de carne moída, filé mignon em rosbife e carne assada, tem comida pra muuuuito tempo. Esse homi

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A primeira vez

Oi! Dizem que pra tudo tem uma primeira vez. Hum.. não é bem assim. Mesmo dentro das coisas lícitas e fascinantes há varias coisas que não quero viver pela primeira vez. Esquiar, por exemplo.

Mas eu estava a fim de bolo de cenoura. Ah.. Fernando Pessoa dizia que o poeta é um fingidor.. ampliemos para o escritor. No meu livro O Inventor de Palavras, (José Olympio editora) tudo se resolve em torno de um bolo de cenoura, mesmo eu nunca tenha comido um ou feito.  " Também sei que se precisar de colo ou de uma fatia de bolo de cenoura, posso sempre voltar, não é verdade?"

E aí, aproveitando a visita do Músico, fiz um bolo de cenoura. Minha safra cenoural está alta! e o coitado do  Músico está saindo daqui amarelo, pois dei-lhe suco de laranja com cenoura; salada de cenoura, sopa com cenoura e bolo de cenoura!


Talvez eu nunca tenha comido antes por desconfiar do gosto. Afinal, toda receita de bolo de cenoura tasca uma calda fantástica de chocolate por cima. É ou não é pra desconfiar? Se a calda é tão boa, pra quê um bolo embaixo?
Mas fiz.
peguei duas cenouras médias e processei naquele troço de fazer suco que cabe uma maçã inteira que a gente vê na TV. Extrator de suco! Lembrei do nome.
Na batedeira, 3 ovos, uma colher de fermento, umas duas xícaras de farinha (eu não meço nada , e tudo no olho) 3 colheres de margarina qualy, menos de uma xícara de açúcar, o suco da cenoura e a massa, meia xícara de farinha de amendoas, e ainda uma xicrinha de cafezinho de leite.
E,babem! que lindo!!


Notaram que não queimei?:-)))

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Finalmente!

EEE!!! Habemo pé-pé!!! Enfim, tirei a bota, o pé está colado! já caminhei com os cachorros pelo sitio! eh!! Que bom! ah..mas as unhas do dito pé.. ih.. só o Zé do Caixão pra compreendê-las!
Mas vamos para coisas mais lindas!

Finalmente as primeiras flores da cerejeira! 

E, também finalmente, consegui algo gostoso com o cará-moela! Cozinhei em caldo de legumes gostosinho, caseiro (na realidade, faço sopa,aí o excesso vira caldo) . Partido em dois. Aí descasquei depois de frio. Emn fatias finas, na assadeira untada de azeite, lambuzei-os, salpiquei de sal (ia colocar alho também mas esqueci) e forno. O bacana é que ele CANTA!! juro que canta! ah... vou fazer amanhã de novo com alho e vou gravar um filminho com ele cantando e colocar no youtube pra vocês verem! 


 Por falar em Youtube, resolvi me gravar falando sobre meus livros e postar lá. Fiz dois filminhos sobre o livro Palavras de Fumaça. Aí eu leio o primeiro capítulo e comento um pouco. No outro eu só comento. :-) Finalmente!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

O bolinho de tapioca da minha irmã

Bom dia!
Anteontem minha irmã postou no facebook uma receita de bolinho de tapioca.
Antes, devo falar sobre essa irmã. Ela era a única da família que se interessava por cozinha. Minha mãe não deixava a gente se aproximar da cozinha, dizia que se entrasse em uma nunca mais se saía. E virava-se uma mulher com mãos feias, gordinha, maltratada e sem assunto. Bem, certamente ela não conhecia a Neide Rigo nem a uau! Rita Lobo. Tampouco a faminta Nigella. Enfim, não deixava. Um dia eu , já casada e com filho, estava sem empregada e , consequentemente sem arroz. Pois minha mãe fez a empregada dela fazer arroz e subir a ladeira com a panela de arroz pra me dar. Sim, eu morava no alto da ladeira, no alto da R. Mascarenhas de Morais. Ela dizia bem assim: faz não, filhinha! arroz é muito difícil!

Bem, mas essa minha irmã se casou aos 19 anos e foi cozinhar lá longe! Saiu do Rio, morou em SP e em MG. E passou a receita   mais ou menos assim:
"coloca um pouco de tapioca em um píres cheio, passa para um pote e coloca sobre ela um píres mais ou menos de leite. Depois de uma hora, vê se já está mole, não muito, mas não pode estar dura pra quebrar o dente. Coloca um ovo, uma colher de manteiga, uma pitada de açúcar, uma pitada de sal e leva ao forno às colheradas. Usei forminha de silicone, Ao sair do forno, envolve em canela  e açúcar"

E eu pensei: Oba! Adoro canela e açúcar! E fui fazer.
Píres? Descobri que não tenho píres!! Nenhum!!
 Píres cheio? Como cheio? Faz uma duna em cima? de que altura? e como píres de leite? eu não tenho gato, vejo em desenhos animados gatos bebendo leite em píres. Não derruba?

Enfim, ela demorou a esclarecer minhas dúvidas.  NO dia seguinte postou a imagem do bolinho dela. Adorei a pimenta combinando com toalha de mesa!

Os meus ficaram assim.
Menor quantidade, pois praticamente enchi a forminha de silicone, como cupcake. Mas a verdade é que ele fica meio crock por fora e muito nhec por dentro. Não como uma boa batata frita que precisa ser nhec por dentro. Não, mais nhec-slup. Feito um cuscuz, meio creme. Não gosto muito. Mas comi tudo. E acho que se fizer como o dela, menorzinho vai ficar show! pois quentinho e torradinho é tudo de bom. O meu está mais amarelo porque usei ovo caipira. Também margarina em vez de manteiga e uma colher de açúcar, nada de pitada. Em compensação , como dá pra ver, não mergulhei no açúcar e canela.  Achei uma ótima ideia pra um lanchinho inesperado!

Ah! e se alguém for ignorante como eu, tapioca é um saquinho cheio de bolinha que está escrito do lado de fora, pasmem, TAPIOCA!

Com licença, agora é a minha hora de um cafezinho..hum.. com biscoito!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Com o que tem

Fiz a melhor massa de torta da vida! De tortinha, quiche, sim, em geral as pessoas colocam farinha manteiga agua e sal, né?
 Pois eu coloquei um xicrão de farinha integral mas dessa marca aqui, acho que fez toda a diferença no paladar! E a metade de farinha de trigo boa sorte normal. Uma gema pequena caipira, azeite e água e deixei na geladeira antes de forrar as forminhas.
 O recheio foi de alho poró dois talos. E vale lembrar que vieram da minha horta! Depois de refogá-los no azeite, acrescentei duas colheres de farinha(bastaria uma) um pacotinho de sopa instantanea de caneca Vono de queijo e frango, o restinho de peito peru defumado, um naco de peito de frango cozido dentro da sopa (por sinal, que sopa perfeita fiz ontem!!! Um peito de frango sadia congelado aos pedaços, uma fatia de abóbora, um chuchu, vários inhames pequenos, 4 cenouras pequenas e ah! umas 3 folhas de couve ornamentais, dizem que não se come, estou esperando a resposta da Neide Rigo pra saber se vou morrer, mas ela só pensa nesse paladar, paladar e estou aqui, sem saber se moribunda!) onde é que eu estava? Ah! no recheio! e uma fatia de queijo de minas, e leite desnatado e sal e noz moscada, e uma gema caipira, e duas claras de ovos caipiras em neve . Por cima, gergelim.

 Que delícia!! Congelei meia duzia pro marido quando chegar! A massa ficou perfeita, nunca mais vou conseguir fazer igual, sei disso, mas ficou! Para a sobremesa tinha sobrado um copo de caldo de cana então pus para ferver. Tinha sobrado uma baninha muito da furreca , cortei e coloquei na fervura. E espremi uma laranja e coloquei um pouco da casca da laranja raspada.. Gente! Não quero outra vida! e tudo , tudo do pomar!! Me lembrei das moças que não comem carne e senti saudades delas. FIM.

sábado, 7 de julho de 2012

Papo variado bom e ruim

Oi!
marido de viagem,pé quebrado, poucos quitutes. Aí fui toda feliz da vida abrir a lata de salada de atum Gomes da Costa que veio no kit que ganhei em sorteio desses blogs. OH! A lata veio toda amassada!! Ainda dei umas porradinhas nela pra saber se o alumínio era fraco e se tinha sido eu que a amassara ao abri-la, mas não, a lata é firme. Mesmo assim eu não resisti em provar, pois na minha cidade, sei lá porquê, compram as latinhas de atum mas não compram as de salada. Se eu morrer de botulismo já sabem porquê. Eu ia provar um pouco e cuspir mas não resisti pois é muuuito gostoso!
E estou com medo de dar pros cachorros também. A lata não estava estufada, estava amassada e vários pontos. UMA PENA!


É a segunda vez que tenho problemas com as latas Gomes da Costa. Dessa vez veio amassada no kit. Da outra foi uma sardinha aparentemente perfeita, mas, ao abri-la tinha cheiro de cocô. Sério. Reclamei, me mandaram outra, mas fiquei como ódio. Cocô enlatado.

Recentemente comprei uma caixa de bombons Garoto, aquela básica ótima. Não é que dentro veio um papel amassado sem bombom? reclamei, pediram desculpas, disseram que a máquina realmente naquele dia deu defeito e me mandaram outra caixa. Ok, mas e a vergonha de abrir a caixa e parecer lixo? A gente tem que estar atento, é a nossa saúde em jogo. Precisamos confiar na indústria.

Visto isso, papo bom.
Eu vou ganhar mais um sobrinho neto!! eeeeee!!
E a mãe dele, barriguda, minha nova sobrinha, faz doces e chocolates e latinhas pra festas! Eu não sabia!! ninguém me conta nada nunca. Mas vi no facebook. Olha só o tragalho dela! Adorei! tenham um bom fim de semana!!!!!













terça-feira, 3 de julho de 2012

Tirando onda

Bom dia gente! Continuo de molho, esperando o pé colar. Mas fiquei boa da gripe, Aleluia! Claro que, conforme os sábios conselhos recebidos, as tarefas domésticas foram reduzidas. E o negócio é comer salada. Aí veio a horta.. Olha o tamanho desse rabanete! A novidade foi o uso do adubo natural vindo dos cogumelos vizinhos.  Sem conservantes, sem agrotóxicos.  Claro que também não ficaria sem o meu cafezinho com biscoito. Fiz de amendoas, daquele mesmo jeitinho (um ovo, duas colheres de maizena, um tico de leite desnatado, duas colhres de margarina, meia xícara de farinha de amendoas, um canecão de farinha de trigo, 3 colheres de açúcar mascavo) Mas é claro , dá pra ver, que não fui eu quem modelei os biscotinhos, foi essa bela mão de índia da Raquel! Bonitinho desse jeito, enfeitado, não, não fui eu.  A sobremesa veio do pomar também! Em breve, o pé colará. Enquanto isso,aceita um cafezinho?