domingo, 7 de julho de 2013

Delícias saudáveis e leves

Hoje é domingo! Pede cachimbo!
Então, como não fumo mais , que tal um bolo?
De repente estamos em um surto de saúde.
Achei por acaso um site cheio de receitas leves,  menos calóricas, e criativas. E estou me divertindo com ela a .. pasmem, pedido do marido! ELE quer mais saúde! Minhas preces foram ouvidas!!!
 Eis a delícia de hoje: bolo de cenoura e abacaxi.
Fiz assim: no liquidificador, uma xícar de óleo (usei girassol) 3 ovos (dois dos meus eram caipiras) uma xícara de açúcar mascavo( como eu não tinha a metade foi de rapadura) uma colher de sobremesa de canela em pó, uma de chá de sal. Bater bem. Margarina light na forma enfarinhe. (aí resolvi inventar, coloquei fatias finas de abacaxi com açúcar light no fundo), agora misturar o que está no liquidficador com uma xícara de cenoura ralada, outra de abacaxi picado, um tanto de castanhas picadas, uma colher de fermento , uma xícara de farinha integral e outra de farinha normal. 30 minutos no forno . Como não aguento, já comi um pedaço quente mesmo antes de tirar da forma. Acho que com amendoas deve ficar muito bom.

Essa empadinha aberta pirou o maridão! Adorou! Fácil demais e light: massa, ricota com aveia, sal a gosto, uma gema . Recheio: ricota com requeijão light, orégano, sal a gosto e uma clara batida em neve!

Hum.. bolo de tangerina com calda de damasco..
A receita original bonitinha é assim, mas eu, claro , não coloquei esse mundão de claras. E usei açúcar light em menor quantidade do que a indicada.
Ingredientes
2 tangerinas
2 gemas
5 claras
¼ de xícara de chá de óleo
½ xícara de chá de adoçante dietético em pó próprio para forno e fogão
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
Margarina para untar
Farinha de trigo para polvilhar

Calda
100 gramas de damasco seco
1 xícara de suco de tangerina
4 colheres de sopa de adoçante dietético em pó próprio para forno e fogão
Modo de preparo
Descasque as tangerinas, separe os gomos e retire as sementes. Bata no liquidificador com as gemas, as claras, o óleo e o adoçante. Reserve. Coloque a farinha de trigo e o fermento em uma tigela e despeje a massa da tangerina. Mexa bem e coloque em uma forma média, untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio (180º C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até ficar firme. Retire e espere esfriar para desenformar. 

Calda
Deixe os damascos de molho em água por 1 hora, escorra e bata no liquidificador com o suco de tangerina