domingo, 16 de novembro de 2014

Geleia de pitanga e um pão de cebola maravilhoso!

E bala de jabuticaba.. pois é, não era para ser, mas acabou sendo. Achei que ia fazer geleia de jabuticaba, depois da delícia da geleia de pitanga, mas passou do ponto, e virou bala daquelas que arranca obturação. Então, voltemos ao que é bom!
Pão de cebola?
Pois é, o marido comprou cebola, mas  não precisava, então, para não estragar, fiz torta de cebola, com bastante cebola!
Resultado: sobrou.
Aí eu me vi com aquele monte de creme delicioso, de cebola, molho branco, ovos.. tasquei mais farinha e fermento! Fermento de bolo mesmo. Menina.. que delícia! E quentinho, era abrir e colocar um recheio , um patê.. comi com pasta de bacalhau, combinação ótima. Imagino que pode ser uma excente entrada, se fizer chique, com buraco no meio, e gratinar..
E as pitangas, lindas! vermelhas, alaranjadas, ah.. tantas! e se o vento derrubar? ok, geleia! E ficou perfeito, delícia! até agora, a geleia que mais gostei foi de acerola, mas essa .. e posso imaginá-la servindo para chutneys, molhos.. bem, é pegar as pitangas, lavá-las, colocar um terço de açúcar (em relação à quantidade de pitangas), uma casca de maçã e água. E fogo baixo, e ferver... Aí, nesse ponto, a receita dizia que os caroços boiariam que nem nhoque. Rá rá rá!  afundaram mais que submarino, pois insistiram em ficar na casca. 
Mas, tirei do fogo, esperei amornar e catei os caroços. Voltei pro fogo  aí sim , deu o  ponto. Nunca eu tinah conseguido dar ponto de geleia !! fiquei tão orgulhosa! Ai, o mais bacana foi .. adorei os caroços! depois de cozidos eles parecem castanhas, bons de verdade! A foto está uma porcaria, mas ilustra. 

3 comentários:

piteis da dinha disse...

Oi Angela, o ponto da geleia engana muito mesmo. As geleias que eu faço deixo sempre n/ponto de + grossinha mesmo pq congelo. Quando eu quero, uso em recheios, vitaminas e tudo mais.
Quando eu quero usar como geleia mesmo, coloco água fervente aos pouquinhos até chegar no ponto desejado.
Sabe aquela dica de derreter a goiabada com um pouquinho de água p/usar como calda?
Faço a mesma coisa com a geleia...
Bjsssssss

Angela Escritora disse...

E não é? Existe um produto maravilhoso chamado 4 minutos, mas é difícil de encontrar, deixam as geleias perfeitas! Bem, arrumei uns caramelos de jabuticabas e uma ótima geleia!

António Jesus Batalha disse...

Estive a ler as suas receitas e tem pratos fabulosos, e um aspecto bom,
confio em si, e vou tentar adaptar algumas à cozinha.
Quero dar-lhe os parabéns pelo blog pois é muito bom.
Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à
vontade decerto que irei seguir também o seu blog.
Que haja paz e saúde no seu lar.
Com votos de saúde e grandes vitórias para sua vida.
Sou António Batalha.